Temas de estudo

2018

Reconciliação, Sinal de Amor

 

A parábola do Pai Misericordioso e do Filho Pródigo, na qual se baseia o
tema, é talvez a mais comovedora das relatadas nos evangelhos, em particular
no do Evangelista São Lucas, o único que a incluiu.
A história, que é simples e compreensível para qualquer leitor, é utilizada
por Jesus para nos levar à profundidade espiritual do amor divino, que
contrasta com as atitudes de todos os personagens e que nos leva a fazermos
a nossa própria e encarnada reflexão na qual, sem dúvida, nos
poderemos ver refletidos no espelho do seu enredo.

 

Reconciliação, Sinal de Amor - PDF

2017

A Missão do Amor

 

Não são apenas as instituições do matrimónio e da família segundo o plano de Deus que se veem hoje frequentemente menosprezadas, é a própria ideia do amor (tal como é belissimamente contada no capítulo 4 de Amoris Laetitia) que vemos seriamente ameaçada pelas múltiplas egolatrias que se espalham pelo mundo. Assim, “o Amor é a nossa missão”.

 

A Missão do Amor - PDF

2016

Muros Não, Pontes Sim

 

Se o Anúncio da Boa Nova – neste caso concreto o «Anúncio da Boa Nova do Matrimónio» – contém a alegria vivida na vida do casal e da família, o Anúncio do Evangelho da Família constitui uma parte integrante da missão a que fomos chamados e para a qual somos orientados.

Portanto, há que desejá-lo com todas as forças e não ter medo porque a revelação de Deus ilumina a realidade das relações entre as pessoas.

 

Muros Não, Pontes Sim - PDF

2015

Viver a Missão com Alegria

 

Que a alegria da Boa Nova, que tivemos a oportunidade de conhecer e proclamar, nos faça participar na esperança e na certeza da Salvação, fazendo de nós testemunhas vivas do que anunciamos, porque “O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres, ou então se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas” (Evangelii Nuntiandi, 41).

 

Viver a Missão com Alegria - PDF

2014

Ousar o Evangelho: Discernir os Sinais dos Tempos

 

Na sequência do XI Encontro de Brasília, a Equipa Responsável Internacional enviou uma Carta a todos os membros das Equipas de Nossa Senhora para os convidar, com a força do Amor, a ir com audácia por todo o mundo para “ousar o Evangelho e fazer corre rios de água viva”.

De facto, o Padre Caffarel desejava que os casais das Equipas de Nossa Senhora, testemunhas do sacramento do matrimónio como caminho de Amor, de Bondade e de Santidade, fossem sinais de esperança e fermento para a Igreja e para o mundo.

 

Ousar o Evangelho: Discernir os Sinais dos Tempos - PDF

2013

Ousar o Evangelho: Acolher e Cuidar dos Homens

 

Depois do Encontro Internacional de Brasília, sentiu-se a necessidade de haver um tema de estudo que fosse ao mesmo tempo a base de uma reflexão profunda do Evangelho e o ponto de partida para a missão a que todos somos chamados.

Abre-se assim um novo capítulo na história de cada um, de cada casal das ENS, ao serem participantes desta ousadia que a Palavra do Evangelho provoca.

Este tema “Ousar o Evangelho: Acolher e cuidar dos homens” é um desafio a cada um de nós, a cada casal, a cada equipa, para aprender a ver e a agir com os olhos do coração, no seu tempo.

 

Ousar o Evangelho: Acolher e Cuidar dos Homens - PDF

2012

O Caminho da Vida Espiritual em Casal

 

Este tema de estudo foi pensado pela ERI e realizado pela Equipa Satélite «Espiritualidade Conjugal», como uma continuação da experiência vivida durante o XI Encontro Internacional de Brasília: «Ousar o Evangelho».

Ousar o Evangelho hoje significa ficar enraizados na Palavra e no Amor de Cristo que se revela a nós pelo rosto dos homens e das mulheres do nosso tempo. Ousar o Evangelho significa não ter medo de entrar sempre e cada vez mais numa dimensão profunda de comunhão com o Pai pela nossa implicação com a história da humanidade. Ousar o Evangelho significa ter a certeza de que se nós estamos próximos de Cristo, o futuro abrir-se-á para nós, dia após dia.

 

O Caminho da Vida Espiritual em Casal - PDF
Livros de Temas

 

Para ajudar as equipas a escolherem o tema com mais facilidade, estes foram organizados de acordo com um sistema de classificação que envolve uma grelha de duas variáveis: a especificidade temática e as equipas a que se destinam.

No âmbito da especificidade temática foram identificados três critérios: metodologia e/ou missão das ENS,aprofundamento das Escrituras, e a vida de casal e em família.

O tema pode ainda ser escolhido de acordo com a caminhada que cada equipa tem no Movimento: os que acabam a sua pilotagem (Equipas Novas), equipas que têm entre 5 e 7 anos após o compromisso (Equipas em Caminhada), equipas que têm entre 10 e 12 anos (Equipas em Comunhão), equipas que têm entre 20 e 25 anos (Equipas Novo Fôlego) e equipas com mais de 30 anos (Equipas Seniores).

 

Livros de Temas - PDF

2011

Vai e Faz Tu Também o Mesmo (Lc 10,37)

 

Este tema reflecte a internacionalidade do Movimento e introduz duas novidades. A primeira, a capa: a inclusão de ícones ilustrativos do encontro de Jesus com os discípulos a caminho de Emaús, lembrando a nossa caminha com Cristo, Caminho, Verdade e Vida. A segunda, uma organização para a preparação da reunião um pouco diferente daquela a que estamos habituados em temas de estudo anteriores: a partir de um texto bíblico de meditação somos conduzidos a organizar o nosso estudo e a nossa partilha a partir de seis palavras-chave: escutar, reflectir, ver, avaliar, agir e partilhar. Com elas estabelecemos um plano de conversão em casal em torno de propostas de reflexão como a oração, o matrimónio, a espiritualidade vivida no quotidiano e a missão das Equipas de Nossa Senhora. Partilhadas em equipa, juntos poderemos ousar o Evangelho, sendo participantes activos na história da salvação, salvando o amor.

 

Vai e Faz Tu Também o Mesmo (Lc 10,37) - PDF
Reunião de Equipa

 

Este Tema de Estudo – Reunião de Equipa – será importante na medida em que vem contribuir para que cada equipista compreenda e viva o sentido profundo e a mística da Reunião de Equipa como “comunidade eclesial”, como “assembleia de convocados”, o que a diferencia de qualquer outro tipo de reunião. A vivência da reunião com este sentido profundo será um factor de transformação e de evangelização para os casais que nela participam.

Porém, a proposta apresentada vai um pouco além, porque vai dar a possibilidade de tratar, em cada reunião, pormenorizadamente, cada uma das suas partes, o que vai ajudar a aprofundá-las e a fortalecê-las. Assim, optou-se por dedicar cada reunião a uma das partes da Reunião de Equipa, para que elas possam ser vividas de maneira mais consciente e renovada e para que possam ser melhor assimilados a mística e o sentido proposto para cada uma.

 

Reunião de Equipa - PDF

2010

O Matrimónio - um Sacramento para o Caminho

 

O Matrimónio – um sacramento para o caminho, pretende reflectir uma vez mais sobre documentos fundamentais para o Movimento. Este tema propõe uma viagem guiada pelo Padre Caffarel ao discurso que o Papa Paulo VI fez em Roma, em 1970, aos equipistas que participaram no Encontro Internacional. Embora seja um documento datado, o seu conteúdo é deveras actual. Hoje mais do que nunca, precisamos de reflectir atentamente sobre a realidade e a fecundidade do Matrimónio cristão na sociedade em que vivemos.

Tal como Paulo VI, Henri Caffarel mostra-nos que o sacramento do matrimónio, onde a presença activa de Cristo está tão profundamente implicada, é um elemento essencial da construção da Igreja. Ele não é instituído apenas para o benefício dos que o vivem, mas Cristo toma os casais que santifica para deles fazer pedras vivas da sua Igreja. Ele não os retira do mundo, mas comunica-lhes aí mesmo onde eles se encontram, a sua graça que penetra até os alicerces do casal.

O tema apresenta-nos a possibilidade de podermos reflectir também sobre a importância que Henri Caffarel teve na história da Igreja e, particularmente no pensamento de Paulo VI, relativamente à riqueza do amor humano, ao propor uma nova espiritualidade para cristãos casados…essa palavra suspeita…a espiritualidade conjugal.

 

O Matrimónio - um Sacramento para o Caminho - PDF

2009

Testemunhas ao Serviço dos Casais

 

Os temas de estudo propostos para os anos a seguir ao Encontro Internacional de Lourdes 2006, cujo tema era «EQUIPAS DE NOSSA SENHORA, COMUNIDADES VIVAS DE CASAIS, REFLEXO DO AMOR DE CRISTO», desenvolvem as orientações dadas nessa altura. Neste tema de estudo, vamos desenvolver o terceiro elemento — «Reflexo do amor de Cristo» — através da reflexão sobre a missão dos casais das ENS como testemunhas do matrimónio cristão na Igreja e no mundo. Por esse motivo, o tema foi intitulado “Testemunhas ao serviço dos casais”.

Para este tema, propõe-se o método indutivo: partiremos da reflexão sobre alguns aspectos negativos da realidade cultural em que estamos inseridos e que mais directamente afectam a vida dos casais cristãos; a seguir, reflectiremos sobre o «dever ser e fazer» à luz do Espírito de Cristo. Não se trata de ignorar os aspectos positivos da cultura de hoje. Se propomos uma reflexão sobre os aspectos “negativos”, é para abordar com critérios evangélicos os problemas mais frequentes com que os casais de hoje se confrontam.

 

Testemunhas ao Serviço dos Casais - PDF

2008

Henry Caffarel - Textos Escolhidos

 

As “intuições fundadoras” de um movimento são o solo fecundo em que enraíza a grande árvore em que ele se tornou, onde ele vai buscar alimento para viver e crescer. Era o que dizia o Padre Caffarel quando, em 1973, colocava em outras mãos a animação das Equipas de Nossa Senhora. É sempre interessante voltar a esse húmus primitivo. Acolhamos este ano do centenário do nascimento do fundador como um convite a reler os seus textos para encontrar o carisma inicial a que ele voltava sem cessar. O Padre Caffarel nunca deixou de reflectir na vocação e na missão dos casais cristãos e de falar delas aos equipistas.

De entre os seus editoriais publicados na “Carta Mensal”, escolhemos alguns daqueles que, quando foram publicados, mais marcaram os espíritos e os corações. Como o doutor da lei instruído de que fala o Evangelho, fomos buscar a esse tesouro coisas velhas que a muitos parecerão novas e maravilhosas. Apresentados sob a forma de tema de estudo em oito capítulos, possam estes textos alimentar em todos os que os meditarem a “procura de Deus” em casal, de que o Padre Caffarel se fez apóstolo e de que foi “profeta”, como dizia o Cardeal Lustiger.

 

Henry Caffarel - Textos Escolhidos - PDF

2007

Cristo, Centro da Vida Cristã

 

O tema de estudo para este ano, propõe-nos uma tomada de consciência de que é Cristo quem nos reúne e nos envia, Ele que é o centro da nossa vida.

Que as diferentes perspectivas dos temas propostos após o Encontro Internacional de Lourdes em 2006,  nos ajudem a aprofundar a orientação que o Movimento propõe para os próximos 6 anos “Equipas de Nossa Senhora, comunidades vivas de casais, reflexo do amor de Cristo”. Que sejam motivadores de uma reflexão profunda e de uma verdadeira partilha entre os membros das ENS em Portugal, que os adoptem.

 

Cristo, Centro da Vida Cristã - PDF

2006

A Espiritualídade Conjugal e os Compromissos nas ENS A Espiritualídade Conjugal e os Compromissos nas ENS - PDF

2005

À Descoberta de Cristo À Descoberta de Cristo - PDF
Magnificat Magnificat - PDF

2004

Bem Aventuranças Bem Aventuranças - PDF
Espera-me um Grande Amor Espera-me um Grande Amor - PDF
O Amor e a Sexualidade na Biblia O Amor e a Sexualidade na Biblia - PDF

2003

Alegria de Crer, Alegria de Viver Alegria de Crer, Alegria de Viver - PDF
Enchei as Talhas de Água Enchei as Talhas de Água - PDF
Encontro Quotidiano com Deus Encontro Quotidiano com Deus - PDF
Homem e Mulher Ele os Criou Homem e Mulher Ele os Criou - PDF
Pobreza Evangélica Pobreza Evangélica - PDF
Senhor Fica Connosco Senhor Fica Connosco - PDF
Venham Ver Venham Ver - PDF
Viver em Casal II Viver em Casal II - PDF

2002

Ser Casal na Igreja e no Mundo - A Missão Ser Casal na Igreja e no Mundo - A Missão - PDF
Viver em casal I Viver em casal I - PDF

2001

Ser Casal Cristão na Igreja e no Mundo - Pessoa Humana
Ser Casal Cristão na Igreja e no Mundo - Ser Casal Ser Casal Cristão na Igreja e no Mundo - Ser Casal - PDF

2000

O Casal Imagem de Deus Trinitário O Casal Imagem de Deus Trinitário - PDF

1999

Jubileu do Ano 2000

1998

A Missão das Equipas de Nossa Senhora A Missão das Equipas de Nossa Senhora - PDF
Amor, Felicidade e Santidade Amor, Felicidade e Santidade - PDF

1996

A Mãe de Jesus Estava Lá A Mãe de Jesus Estava Lá - PDF

1995

À Escuta da Palavra À Escuta da Palavra - PDF

1994

Convidados para as Bodas de Caná Convidados para as Bodas de Caná - PDF
Doze Esquemas de Oração em Família Doze Esquemas de Oração em Família - PDF
Evangelizar a Sexualidade Evangelizar a Sexualidade - PDF
Ser Família Hoje na Igreja e no Mundo Ser Família Hoje na Igreja e no Mundo - PDF

1991

A Virgem Maria A Virgem Maria - PDF

1981

Leituras de S. João Leituras de S. João - PDF
Caminhos de união a Deus Caminhos de união a Deus - PDF
Equipas de Nossa Senhora