Celebração do 75º Aniversário da Carta Fundadora das ENS

8 de dezembro de 2022

Dia da Imaculada Conceição da Virgem Maria

Dever de se Sentar nos 75 anos da Carta Fundadora 8 dezembro 2022

Questionário para a reunião da equipa nos 75 anos da Carta Fundadora 8 dezembro 2022

Atualização da Carta 1977

Palestra do P. Henri Caffarel São Paulo 1962

 

 

Em 1947, com o restabelecimento da paz depois da II grande guerra, os grupos de casais envolvidos nas equipas multiplicaram-se.  A partir da inspiração e da reflexão do Padre Caffarel com os primeiros membros dos “Grupos Caffarel” vai-se desenvolvendo de forma progressiva um método comum para os casais desejosos de viver o seu amor mais profundamente enraizado em Cristo. O Padre Caffarel e os responsáveis do Movimento elaboram então, sustentados pela oração, um documento fundador intitulado a Carta das Equipas de Nossa Senhora, a qual contém o essencial da “Regra” do Movimento. Essa Carta foi promulgada no dia 08 de dezembro de 1947, na Igreja de Saint Augustin, em Paris.

A Equipa Responsável Internacional (ERI) esteve presente em missa evocativa na igreja de Saint-Augustin em Paris, presidida por Dom Thibault VERNY, bispo auxiliar de Paris.

 

Na SR Portugal diversas atividades foram organizadas a nível de equipa, setor, e região. A equipa Póvoa 12 incluiu na sua reunião mensal, com o Pe Jorge Oliveira à distância, a proposta da ERI para reunião de equipa.

 

 

A Região de Loures e Vale do Tejo (Província Sul) organizou 6 reuniões mistas (duas por cada setor A, B e C) contando com a participação de 31 casais. Seguiu-se celebração eucarística para, em comunhão com as equipas de todo o mundo, celebrarem a promulgação dos 75 anos da Carta fundadora das ENS.

As reuniões mistas e respetivas celebrações eucarísticas aconteceram na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (Ramada, Loures-Odivelas), Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes (Parque das Nações, Lisboa II) e Paróquia de São Pedro (Alverca do Ribatejo, Vila Franca de Xira-Azambuja).

Um agradecimento especial aos conselheiros espirituais que estiveram presentes e que acompanharam as reuniões mistas, Padre Nuno Migueis (setor A), Cónego Paulo Franco (setor B) e Padre Daniel Almeida (setor C). Assim como ao Padre Rui Silva (Ramada) e Padre João Vergamota (Alverca do Ribatejo) que presidiram às celebrações eucarísticas e que no final fizeram alusão à importância das ENS para a vida conjugal e familiar a exemplo de Maria.

Os casais que não puderam participar nas reuniões de equipas mistas receberam, por email, um convite com uma proposta para fazerem um “dever se se sentar”. 

Juntos em oração e a fazer caminho…recordando o lema do Encontro Nacional deste ano, “Que todos sejam UM”.

 

 

Equipas de Nossa Senhora