Visita do Casal Supra-Regional à Província Angola

O casal responsável da Supra-Região (SR), Margarida e José Alberto Machado da Silva, e o casal responsável pelo Secretariado, Helena e António Cardoso, visitaram a Província Angola entre 21 e 28 de agosto. A proximidade entre os responsáveis e os equipistas dá coesão à SR e estimula e consolida a ligação no Movimento. Foi uma experiência maravilhosa pela partilha e alegria que promoveram um melhor conhecimento da realidade social e da dinâmica das ENS em Angola. Entre casais equipistas tudo se transforma em tempo de Deus. Assim foi vivido este período de atividades realizadas em Luanda (Região Angola Centro) e em Sumbe (Região Angola Sul). O programa da Missão Angola 2019 foi o seguinte:

 

Dia 21 de agosto – Acolhimento. Encontro com Conselheiros e Assistentes Espirituais no Paço Episcopal e Missa no Centro da Nossa Senhora do Rosário.

 

Dia 22 de agosto – Visita ao secretariado da Província Angola das ENS e ao Projeto Cadino, que tem em vista a construção de nova sede em espaço próprio. Visita ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima.

 

Dia 23 de agosto – Encontro com o Senhor Arcebispo da Arquidiocese de Luanda, D. Filomeno do Nascimento Dias que nos manifestou o seu apreço pelo trabalho desenvolvido pelas ENS em Angola e de manter uma ligação próxima com os responsáveis da Província. Acolhimento dos participantes e Missa de abertura do Encontro de Formação na capela de São José, ex-Carmelo.

 

Dia 24 de agosto – Encontro de Formação na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes – Honga, com os casais da equipa da Província, casais Responsáveis de Região, Responsáveis de Setor, e vários casais equipistas. Os tópicos de formação incidiram sobre o nascimento e história dasENS, a assunção de responsabilidades nas ENS, a missão dos casais Piloto, Informador, de Ligação, e dos equipistas em geral, e ainda a vocação e missão das ENS. Foi um período de formação muito intenso e com grande participação de todos os casais presentes, concluído com Missa na igreja paroquial.

 

Dia 25 de agosto – Missa de encerramento da formação no Seminário Maior de Luanda seguida de almoço de confraternização.

 

Dia 26 de agosto – Viagem para a Diocese de Sumbe e encontro com equipistas e Conselheiros e Assistentes Espirituais do Setor Sumbe e Missa na Sé catedral.

 

Dia 27 de agosto – Missa de Ação de Graças pelas Bodas de Prata matrimoniais da Helena e do António Cardoso, na Igreja de S. Francisco. Regresso a Luanda. Jantar na casa das Irmãs Espiritanas (onde ficamos alojados) fazendo festa com a Helena e o António. O Senhor Arcebispo D. Filomeno Dias, o Pe. Reinaldo, assim como os casais da Equipa Responsável da Província, honraram-nos com a sua presença.

 

Destes dias maravilhosos guardamos o extraordinário acolhimento dispensado por parte da Equipa Responsável da Província, a alegria de testemunhar a dinâmica do Movimento em Angola, e a certeza de que os casais das ENS são fermento na vida da sociedade e da Igreja local.

 

Agradecemos a todos, mas de modo muito particular à Deolinda e ao António, Casal Responsável da Província, e aos casais que nos acompanharam mais de perto, Joaquina e Alberto Cabama, Bebiana e Nelito Bungo, Regina e Domingos Manaças, e João Batista.

 

Equipas de Nossa Senhora