Testemunho sobre o Encontro de Equipas Novas, de Novembro de 2014
Encontro de Equipas Novas na Torre D’Aguilha – um testemunho
O encontro das equipas novas decorreu na Torre D´Aguilha entre 8 a 9 de novembro de 2014 subordinado ao mote «Eu sou o caminho, a verdade e a vida». Este encontro convidou-nos a centrarmos o nosso tempo e a nossa energia no essencial: na palavra de Deus, no tempo de oração e na reflexão sobre o caminho percorrido enquanto casal. A tarefa não é fácil, dada a grandeza do desafio, mas não estamos sozinhos, já que contamos com a orientação da equipa formadora, que de forma inovadora, sábia, simples e dinâmica nos acompanhou do primeiro ao último instante sempre com um sorriso cheio de esperança.
Fomos relembrados que o percurso em casal é a três, contamos com um Deus de Amor, em cada passo da nossa caminhada. A experiência da vela, dos copos e da campânula ilustrou que para a chama do ser casal se manter viva, tem de ser alimentada pelo oxigénio carregado de amor, caridade e fecundidade. De seguida, na reunião de equipas mistas vivenciámos uma atmosfera de cumplicidade característica das ENS, com pessoas que à data nos eram desconhecidas. Todos reconhecemos que a experiência, no seio das ENS, é uma oportunidade única de constantemente renovarmos os votos assumidos no matrimónio. Que as ferramentas que as ENS nos facultam, a oração individual, conjugal e familiar e a palavra de Deus nos conduzem ao essencial do matrimónio: a espiritualidade conjugal. Foi sentimento unânime o de agradecimento aos casais piloto, que, pelo seu exemplo de vida, nos transmitiram a nobreza deste movimento. Depois, debruçámo-nos na importância dos PCE e da partilha. Só assim poderemos almejar o objetivo máximo deste movimento: a caminhada para a Santidade. Os casais formadores facultaram-nos exemplos e estratégias para transformar o dever de sentar no «prazer» de sentar. No segundo encontro de equipas mistas, foi unânime que a concretização dos PCE nem sempre é possível face às diferentes circunstâncias da vida. Contudo, não podemos desistir, devemos viver as pequenas vitórias e não nos podemos focalizar nas derrotas. Os casais partilharam diferentes estratégias para a concretização dos PCE. Cada casal teve a possibilidade de pôr em prática o «prazer de sentar». Acabámos o dia em oração.
No segundo dia foi efetuada uma súmula da génese do movimento, que passa pela nobre figura do Pe. Caffarel. Colmatamos este encontro com o desejado compromisso das Equipas novas. O desafio é grande, mas não estamos sozinhos, contamos com Deus e com muitas pessoas fantásticas que fazem parte deste movimento. Não podemos finalizar este testemunho, sem antes agradecer a Deus o casal piloto que escolheu para a nossa equipa, a Ana Maria e o José Luís Oliveira, casal que é um exemplo vivo de amor, caridade e fecundidade. Reafirmamos o nosso SIM ao movimento das ENS. Bem hajam!
Abraço em Cristo.
Patrícia Rodrigues e Carlos Oliveira – Equipa Algueirão 8