Tema de estudo para 2016-2017
Já foi publicado e enviado a todos os casais e conselheiros espirituais das ENS o tema de estudo para 2016-2017, intitulado “Muros não, pontes sim – os desafios pastorais da família na Nova Evangelização”. O texto integral, em formato digital, pode ser consultado aqui.
——————————————————————–
“MUROS NÃO, PONTES SIM – Os desafios pastorais da família na nova evangelização”
Este tema de estudo foi generosamente preparado por uma Equipa da Supra Região Itália. Vivemos um tempo particularmente interpelativo para as famílias. Depois da Exortação Apostólica Amoris Laetitia e procurando concretizar os desafios que o Papa Francisco lançou às ENS, no seu discurso de Setembro de 2015, em Roma, aos casais regionais e supra regionais, vamos ter oportunidade de refletir, à luz do Evangelho, dos ensinamentos da Igreja e com as orientações exigentes do Pe. Caffarel, sobre o “Anúncio da Boa Nova – neste caso concreto o «Anúncio da Boa Nova do Matrimónio», que contém a alegria vivida no casal e na família. Somos, igualmente, convidados a refletir sobre o Anúncio do Evangelho da Família como parte integrante da missão a que fomos chamados, comprometendo-nos a fazer frutificar a riqueza que nos foi confiada graças às ENS. Através do método, também proposto no Sínodo, “ver – julgar – agir”, procuremos caminhar juntos, sendo um só com o Senhor e testemunhando-o a todo o mundo. Inicialmente pode parecer um tema denso, mas rapidamente se entra no método proposto que conduz ao crescimento, através duma renovação e conversão constantes. Crescemos na medida em que soubermos acolher a Verdade e a Misericórdia, connosco e com os outros, que nos orienta sempre para a plenitude de amor revelada por Deus. Cada casal deve trabalhar o tema ao longo do mês bem como viver no dia-a-dia os PCEs!
O meu “sim”
Fui criado para fazer e para ser alguém
Pelo que mais ninguém foi criado como eu.
Ocupo o meu lugar
No conselho de Deus, no mundo de Deus:
Um lugar que mais ninguém ocupou.
Pouco importa se sou rico ou pobre
Desprezado ou estimado pelos homens.
Deus conhece-me e chama-me pelo meu nome.
Ele confiou-me um trabalho.
Tenho a minha missão.
De alguma maneira sou necessário às Suas intenções
Tão necessário no meu lugar
Como um arcanjo no seu.
Ele não me criou inutilmente.
Farei o bem, farei o Seu trabalho…
(Tema de Estudo 2016/17, reunião 3)
Com fé e determinação vivamos com alegria esta nossa missão de caminhar para a santidade em conjunto, sempre com o auxílio de Maria, mãe de Deus e nossa mãe, iluminados e guiados pelo Senhor. Temos a certeza de que o Pe Caffarel intercederá por nós; confiamos nas vossas orações.
Coimbra, Julho 2016
Margarida e João Paulo Mendes
(CR Supra Região Portugal)