Reunião da Supra Região – Junho/Julho de 2017

 

Na sequência da estratégia da Supra Região de aproximação aos equipistas dos vários pontos do país, que tem vindo a ser posta em prática desde 2015 nas reuniões ordinárias de janeiro e junho, e que já levou as reuniões a decorrer em lugares tão distantes de Fátima como Trofa, Almada, Almeirim, Póvoa de Varzim ou Loures, coube agora à Região Açores a missão de anfitriã da reunião de junho de 2017 da equipa da SR. Os trabalhos tiveram lugar, na sua quase totalidade, no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, tendo-se iniciado com uma oração inicial às 15h30 de sexta-feira, dia 30 de junho. Todo esse dia foi dedicado aos balanços das províncias, das regiões ligadas diretamente à Supra Região, da Comunicação e do Secretariado, bem como às avaliações das principais atividades realizadas e a assuntos de caráter administrativo.

 

A manhã seguinte começou com um tempo de oração, seguido de uma hora de formação a propósito da temática do encontro “Quem perder a sua vida por minha causa, há de encontrá-la” (Mt 10, 39), da responsabilidade do Pe. Carlos Delgado, CE da Supra Região. Logo após este momento de aprofundamento espiritual, foram abordadas questões como o site, o tema de estudo para 2017-18 e o Encontro Internacional Fátima 2018.

 

Depois da interrupção para almoço, os trabalhos foram retomados com a preparação do Encontro Nacional de novembro de 2017 e com a discussão em torno das propostas para enriquecimento do plano de animação contínua. Pelas 18h00, a equipa reuniu com grande parte dos equipistas de São Miguel, que fizeram questão de marcar presença e de partilhar as suas alegrias e preocupações relativamente à dinâmica do Movimento na ilha e no arquipélago. O encontro terminou com a celebração da Eucaristia, a que se seguiu um jantar-convívio com todos os equipistas e a oração final.

 

No domingo de manhã, a equipa da SR seguiu para Angra do Heroísmo, onde participou na Eucaristia, na Sé, e num encontro, no Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo, com os equipistas do Setor Açores Centro, os quais compareceram em grande número. A reunião contou também com a presença do Bispo de Angra, D. João Lavrador, que falou sobre a dinâmica pastoral da diocese e da importância das ENS e da pastoral familiar nesse processo.

 

A reunião terminou com uma oração final e com um pequeno momento de convívio.

 

Resta agradecer aos responsáveis da Região Açores, Ana e Mário Jorge Cabral, bem como aos CR dos setores Açores Oriental, Natália e José Reis, e Açores Centro, Maria do Natal e Leonardo Gonçalves, bem como aos demais membros das equipas de Setor e aos equipistas da Região, todo o carinho, espírito de serviço e sentido de missão com que receberam a equipa da Supra Região e as condições que proporcionaram para que os trabalhos pudessem decorrer da melhor forma. A todos um grande bem haja!

 

 

 

—————————————————-

 

Testemunho do Casal Responsável do Setor Açores Oriental:

 

Reuniram, em Ponta Delgada, os responsáveis nacionais do Movimento das Equipas de Nossa Senhora. No âmbito da sua reunião periódica, e com o objetivo de um maior conhecimento mútuo entre as estruturas do Movimento e os casais do Sector Açores Oriental, a Supra Região Portugal reuniu no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, no fim de semana de 30 de junho a 1 de julho.

 

Pelas 18 horas do dia 1, os responsáveis do movimento reuniram-se com os casais do Setor, com um total de 8 equipas ativas, em que estiveram presentes 22 casais. Foi uma oportunidade para exercer e reforçar a ligação com os casais do Setor e, ouvindo os casais, compreender o seu sentimento em relação ao Movimento e as principais dificuldades que sentem (sobretudo a dificuldade na renovação quanto à expansão das equipas e ao seu rejuvenescimento e em trazer para as ENS Conselheiros Espirituais). Foi também ocasião para os equipistas presentes participarem na celebração da Eucaristia, que foi presidida pelo conselheiro espiritual da Supra Região, Pe. Carlos Delgado, e concelebrada pelo Pe. José Constância. Finalmente, veio a confraternização e o convívio, onde partilhámos o jantar com todos os equipistas, e a que se seguiu um belo momento musical proporcionado por jovens filhos de equipistas.

 

Foi com muita alegria que acolhemos este encontro e assinalamos a forma positiva como o mesmo decorreu e como nos ajudou ao esclarecimento de dúvidas e inquietações. Por último, queremos deixar expresso o nosso contentamento pela participação de um número considerável de casais das equipas.

 

Muito Obrigado!

 

Sector Açores Oriental

Natália e José Reis

 

Equipas de Nossa Senhora