Retiros de março de 2015 na Região Madeira
Retiros 2015*
Com o tema “A Família nos sinais dos tempos”, realizaram-se no passado mês de março os retiros da Região Madeira. Este momento de paragem e de reflexão em casal é muito aguardado por muitos casais que, desde o início do ano, reservam já o fim de semana para poderem participar. A realização dos retiros na nossa região é uma das atividades mais participadas, sendo que este ano tivemos a participação de 136 casais, distribuídos pelos quatro retiros realizados.
O tema dos retiros pretendeu ir ao encontro das orientações do Movimento e da realização do Sínodo da Família, não esquecendo que nos encontramos no Ano da Vida Consagrada. Os retiros foram orientados por três sacerdotes que os prepararam com muito carinho e empenho, juntamente com as equipas de casa. Foi lançado a cada sacerdote o desafio de desenvolver o tema durante o retiro tendo em conta a relação de cada pessoa com Deus e do casal com os outros, de modo a interpelar os casais sobre o papel das famílias cristãs nos tempos atuais. A realização da adoração em casal num retiro e da Via Sacra do Matrimónio noutros dois foi, para a maioria dos casais, momentos de maior relevo, juntamente com o “Dever de se Sentar” e as “Equipas Mistas”. As intervenções dos sacerdotes e o acolhimento e acompanhamento das equipas de casa foram dos aspetos mais salientados na avaliação. O guião do retiro com o programa, as orações e os cânticos, é um instrumento fundamental para o sucesso dos retiros.
A realização dos retiros só é possível graças ao empenho da equipa de retiros, da equipa de região e do secretariado regional, e começa a ser preparada já no início do ano de atividades. Todos, com os seus dons e capacidades, colaboram de modo a que este momento tão importante na vida de um casal equipista seja uma verdadeira ocasião de encontro a dois com Deus.
Sílvia e João Abreu
Casal Responsável da Região Madeira
* Este artigo foi publicado na Carta das ENS n.º 57, mas sem as duas fotografias.