Retiro Espiritual das Equipas de Nossa Senhora – Setor Guimarães
Realizou-se no fim de semana de 15 e 16 de Fevereiro o retiro anual do setor de Guimarães das Equipas de Nossa Senhora, na irmandade de S. Bento da Porta Aberta. Foi orientador do retiro o Sr. Cónego Fernando Monteiro e teve como colaboradores o casal Lopes Cardoso das Equipas de Nossa Senhora e Carlos Aguiar na qualidade de presidente da associação famílias, tendo participado 75 pessoas.
De entre os temas versados, foi dada relevância ao projeto de vida que cada um tem necessidade de fazer. Estes projetos individuais sofrem obrigatoriamente alterações quando pensamos em contrair matrimónio. Após este momento, passa a haver um projeto de vida em casal. Importa tomar consciência das escolhas que se pretendem fazer, tendo um Ideal comum ao casal. Se esse Ideal não passar pelo agradecimento, o pedido de desculpa e o perdão, então o casamento terá o destino traçado. Cristo propõe-nos este Ideal de felicidade. É claro que não é fácil. No entanto, só na tentativa permanente e persistente de o alcançar é que o casamento terá o seu sucesso.
Também não podemos ter a ideia de que “ainda” existem casais cuja relação é boa. Na realidade existem estes casais e existirão sempre este tipo de casais. Basta que para tal exista um verdadeiro Ideal para o casal, no qual Cristo nos propõe como alicerce o perdão.
No último dia houve “Lectio divina” de equipas mistas, sobre as leituras da missa dominical, cujas conclusões foram apresentadas durante a eucaristia.
Foi um fim de semana enriquecedor, com muita partilha e que operou em nós o desejo de aperfeiçoarmos os nossos projetos em casal.
Alda e Luís Teixeira (ENS – Guimarães 12)