Retiro Espiritual das ENS

Preparar a Páscoa, festa maior dos cristãos, foi o que as Equipas de Nossa Senhora do Sector Açores Oriental fizeram nos passados dias 9, 10 e 11 de Março.

 

Com efeito, o nosso Retiro Espiritual, que teve como tema “NO AMOR E NA FÉ”, teve lugar no Centro Missionário Coração de Jesus, sob a direcção do Padre Maximino Medeiros, Conselheiro Espiritual da Equipa PD 32 e contou com a participação de 25 casais.

 

Pelas 20,30H de sexta-feira demos início à Via Sacra, que foi vivida com a interioridade que tal cerimónia requer.

 

No sábado, após a oração da manhã, o Padre Maximino brindou-nos com uma excelente reflexão sobre a Fé. Aos casais foi pedido que, durante o” tempo de namoro” que se seguiu, respondessem por escrito a perguntas formuladas sobre o tema, complementadas com leituras bíblicas aconselhadas.

 

Após o almoço formaram-se equipas mistas, momentos sempre apreciados pelos equipistas que têm, assim, possibilidade de trocarem ideias e partilharem vivências.

 

Uma reflexão profunda sobre o Amor, superiormente feita pelo nosso Responsável Espiritual, motivou um segundo “tempo de namoro”, em que, mais uma vez, os casais puderam meditar sobre o tema e responder ao questionário proposto.

 

À noite tivemos uma Vigília na presença de Jesus Eucarístico, num ambiente de meditação profunda e lembrando a todos e a cada um de nós que precisamos “ser barro nas Mãos do Oleiro” e deixarmo-nos por Ele transformar, de modo a melhorar o nosso agir e, consequentemente, os nossos ambientes. Foi um momento alto e foi muito grato verificar o feedback positivo dos equipistas presentes, pois a ambiência criada ajudou à interioridade pretendida.

 

No domingo, após a oração, procedeu-se à partilha dos trabalhos escritos nos “tempos de namoro” e nas equipas mistas. Após este tempo assistimos a uma excelente dissertação feita pelo Casal Amorim da PD 10 – Judite e José Guilhermino – e nas Equipas há mais de 40 anos, que nos deram um brilhante testemunho de fé e de amor um ao outro e ao Movimento.

 

O nosso Retiro acabou com a celebração da Eucaristia. Aos equipistas tinha sido lançado o desafio de trazerem para o Ofertório um símbolo que definisse a Equipa e um pequeno texto que explicasse a escolha do referido símbolo. Viveram-se momentos de singular união pois, embora os símbolos fossem todos diferentes, as mensagens reflectiam a unidade na diversidade e a alegria de pertencerem ao nosso Movimento.

 

A todos os casais das ENS desejamos uma Santa Páscoa, na alegria de Cristo Ressuscitado.

 

Casal Gouveia
PD – 25

Equipas de Nossa Senhora