Região Loures e Vale do Tejo – Encontro do Sector C (05.jan.2025)
Foi na Igreja Paroquial da Arruda dos Vinhos, que se realizou mais um Encontro das Equipas do Setor LVT-C, sob o tema: “Jubileu – Peregrinos de Esperança”.
O CRS (Filomena e João Borges), deu as boas-vindas a todos, agradeceu o acolhimento das equipas Arruda 1 e Arruda 2 e a disponibilidade do Pe. Rui Pedro, Conselheiro Espiritual de três equipas da Região, para apresentar o tema, focando-se no que é o Jubileu e como vivê-lo.
O Jubileu tem por objetivo reestabelecer, reordenar uma correta relação com Deus, entre as pessoas e a criação. Neste Jubileu de 2025, somos chamados a ser peregrinos da esperança, apesar de vivermos a ansiedade do tempo de guerra e a polarização da sociedade.
A Bula de convocação do Jubileu “Spes non confundit”, alerta-nos para a necessidade de favorecer a reposição de um clima de Esperança e confiança. Um cristão não é pessimista e também não é otimista. É confiante em Deus! Espera em Deus!
A confiança vem da esperança e a esperança não engana!
Foram apresentados os elementos do Jubileu: a Porta Santa, a Reconciliação, a Oração, as Indulgências.
E também os sinais de Esperança: a Paz, a abertura à vida, a aliança social, a atenção aos presos, os doentes, os adolescentes e jovens, os migrantes, os idosos e os pobres. Há muitos sinais de esperança, mas que este ano seja um ano de Graça para estes sinais.
Depois da excelente apresentação do Pe. Rui Pedro, seguimos para a Igreja onde cada um esteve a sós com o Senhor e de seguida houve um tempo de equipas mistas, com algumas pistas, o que proporcionou bons momentos de reflexão e partilha ente todos. No fim da tarde recitamos o terço e celebramos a Eucaristia.
Seguiu-se um lanche convívio, e porque era Domingo da Epifania não faltou o bolo Rei e o vinho do Porto!
Ao nosso Deus, agradecemos e bendizemos!