Província Centro: Encontro – Comunhão – Hospitalidade

Encontro – Comunhão – Hospitalidade *

A maioria de nós vive a correr. As horas do dia são poucas para tantas tarefas e passam-se muitos dias em que Deus vai atuando sem que demos por isso… Mas há momentos em que o Seu e o nosso tempo se cruzam de uma forma que nos toca… Fazemos eco de alguns deles.

 

Os casais da equipa da Supra Região reuniram-se, dias 9 e 10 de janeiro, em Almeirim, na Região Centro Sul. A agenda foi extensa, mas o contacto com os Responsáveis dos Setores e com os equipistas que participaram na Missa de 1º Sábado (paroquial), no convívio e que nos acolheram em suas casas, deixaram as marcas de verdadeiros ENCONTROS (constatamos, mais uma vez, que em pouco tempo passamos de conhecidos a amigos em Cristo).

 

A reunião decorreu em espírito de COMUNHÃO e boa HOSPITALIDADE que é tão fácil fazer desabrochar nas Equipas. Como é bom experimentá-lo… Esta riqueza é testemunhada pela comunicação entre um casal de Almeirim, que partilhou a sua casa, e o casal da SR que acolheu.

 

Partilhamos também o testemunho que o casal Rosa apresentou na missa.

 

A todos os que tornaram este fim de semana tão especial deixamos o nosso muito obrigado.

 

Aproveitamos ainda para partilhar mais dois apontamentos da vivência das ENS: o Encontro Nacional e o Encontro de Equipas Mistas dos Setores de Leiria.

 

Maria do Carmo e António Pedro
Casal Responsável da Província Centro

 

Olá Amigos!

 

Sentimo-nos abençoados por partilharem a vossa amizade connosco. Agradecemos a Deus os Amigos que ganhamos em cada dia. São os afetos que aperfeiçoamos e que nos enriquecem, tanto pelo que recebemos de vós, mas também pelo que descobrimos de nós mesmos!

 

Agradecemos as vossas palavras de carinho e o presente que tanto nos surpreendeu e sensibilizou!

 

Desejamos um bom encerramento dos trabalhos e um ótimo regresso a casa!

 

Casal de Almeirim

 

Queridos amigos,

 

A imagem de Maria que vos deixámos foi um pequeno gesto para retribuir a hospitalidade que recebemos de vós.

 

São estes momentos de vida em comunhão que transformam um fim de semana de “trabalho” em bênção, onde sentimos o aconchego de ser recebidos como amigos.

 

Bem hajam e até breve.

 

Margarida e João Paulo Mendes
Casal Responsável da Supra Região

 

Para nós a vinda da equipa da SR a Almeirim constituiu uma oportunidade de contactarmos com uma estrutura importante do Movimento, que potenciou a partilha das alegrias e das dificuldades que os nossos Setores vivenciam. Estiveram presentes todos os Responsáveis dos Setores e dois CE.

 

Para além disso, estabeleceram-se laços de proximidade através do acolhimento e da disponibilidade dos casais que participaram na reunião, na Eucaristia e no jantar partilhado. Estes momentos permitiram auscultar o pulsar do Movimento nesta Região.

 

Como desafio consequente a esta visita ficou o apelo a uma maior divulgação e expansão do Movimento nas Dioceses de Santarém e Leiria-Fátima.

 

Maria João e Manuel Lourenço
Casal Responsável da Região Centro Sul

 

O Movimento das ENS tem-nos ajudado no crescimento como cristãos, como casal, como membros de uma sociedade que se quer mais igualitária.

 

As ENS foram e são, por vezes, um porto de abrigo onde encontramos nos casais e conselheiros espirituais o apoio e a palavra amiga que nos ajuda a ultrapassar dificuldades pontuais.

 

Temos, pois, uma enorme dívida de gratidão para com as ENS, pois o que recebemos ao longo dos anos é de uma riqueza espiritual ímpar.

 

Os temas e textos propostos e dialogados durante as reuniões de equipa são um bem para a nossa formação enquanto casal e ajuda na própria relação conjugal, levando a que o nosso testemunho perante a sociedade seja mais profícuo.

 

«As ENS são o sol que diariamente aquece o nosso matrimónio e o mantém vivo, levando-nos a olhar para o cônjuge com mais amor.»

 

Ana Maria e João Rosa
Casal da Equipa Almeirim 7, Setor Almeirim, Região Centro Sul

 

Encontro Nacional – 60 Anos das ENS em Portugal

 

Este ano, pela primeira vez, tivemos oportunidade de participar no Encontro Nacional realizado em Fátima, o qual teve ainda o objetivo de comemorar os 60 anos das ENS em Portugal.

 

O encontro teve início com uma atuação de Rão Kyao, durante a qual foram passando imagens de fundo de vários outros encontros realizados ao longo destes 60 anos. Foram ainda apresentados alguns testemunhos em vídeo, de casais que não puderam estar presentes no encontro, mas que não deixaram de dar o seu testemunho. Estas imagens conseguiram fazer-nos perceber a verdadeira dimensão do Movimento que é as ENS.

 

Para nós, este encontro foi muito enriquecedor. É sempre de coração aberto que acolhemos o testemunho e a experiência de vida de outros casais. Saímos com a sensação de pertencer a uma enorme família.

 

Gostaríamos de salientar os dois pontos que nos agradaram mais durante este Encontro, não querendo com isto desvalorizar os outros. O primeiro foi o testemunho da Srª Sofia Grijó. A nossa admiração começa logo com o facto de, apesar de ser uma senhora viúva, não deixar de estar presente para dar a sua colaboração a este Movimento. O casal entrou para as ENS em 1960 e tiveram o prazer de conhecer pessoalmente o Padre Caffarel. Deu um testemunho de vida enorme, mostrando que a sua família é uma família como qualquer uma das nossas, que vive as mesmas dificuldades. Mostrou-nos que vive as ENS com espírito de entrega e terminou pedindo que sejamos um Movimento de espiritualidade missionária.

 

O segundo foi a reunião da Equipa Mista. A nossa equipa foi formada por sete casais de sete regiões diferentes. Um dos casais estava apenas representado pela senhora, que, à semelhança da Srª Sofia Grijó, apesar de viúva, fez questão em participar.

 

Na nossa reunião, não nos conseguimos manter a 100% no tema proposto, embora o tivéssemos debatido. De um modo geral, todos achamos que é muito interessante perceber o funcionamento das outras equipas, as suas dificuldades, o relacionamento entre os vários casais de cada equipa, o espírito de entreajuda e a disponibilidade de cada um para os outros. Cada casal deu um pouco do seu testemunho, de vida, de casal, de pais, de equipistas, de fé… Chegámos à conclusão de que cada equipa tem o seu ritmo e a sua organização, sendo que o objetivo e as dificuldades são comuns.

 

De um modo geral, o encontro foi muito interessante e agradável, tendo sido também muito animado. Saímos mais ricos espiritualmente, mais conscientes e com uma responsabilidade acrescida de dar continuidade ao Movimento e de sermos nós mesmos testemunho do que é ser ENS.

 

Terminamos com uma frase proferida por um casal neste encontro: “Damos graças a Deus por ter todos os ingredientes para nos levar a bom porto”.

 

Celestina e Paulo Agostinho
Casal da Equipa Leiria 33, Setor Leiria B, Região Centro Sul

 

Equipas Mistas dos Setores de Leiria – Família: Santuário de Misericórdia

 

Após a oração inicial, o Pe. Nuno Gil introduziu o tema, tendo como ponto de partida o Evangelho da Apresentação de Jesus no Templo e o texto do Papa Francisco para o Dia da Sagrada Família. Dessa reflexão destacamos:

 

– “Sabemos que temos um percurso comum a realizar; uma estrada, onde encontramos dificuldades, mas também momentos de alegria e consolação.” (Papa Francisco)

 

– “Será na família onde todos se cuidam e se deixam cuidar, se amam e se deixam amar, se acolhem e se deixam acolher, se perdoam e são perdoados, que poderemos encontrar a resposta a este desafio: ser e viver a misericórdia na família.” (Pe. António Sílvio Couto)

 

Maria do Carmo e António Pedro
Casal Responsável da Província Centro

 

O encontro de equipas mistas foi uma tarde bem passada. O tema foi-nos apresentado em poucas palavras, mas carregado de essência, permitindo chegar ao mais profundo do nosso ser. Como humanos que somos, por mais vezes que perdoemos, esquecer é difícil, se não mesmo impossível; já Deus perdoa e não mais se lembra.

 

Enquanto membros das ENS, somos convidados a ser um farol neste mundo em que vivemos. A troca de vivências nas equipas é sempre muito enriquecedora, especialmente para nós, casais mais novos, onde recebemos belos testemunhos de casais com um enorme percurso de vida em casal e em equipa.

 

Graça e Leonel Jorge
Casal da Equipa Leiria 34, Setor Leiria C, Região Centro Sul

 

* Este artigo foi publicado na Carta das ENS n.º 59, mas sem fotografias das atividades e com menos texto.

Equipas de Nossa Senhora