Passagem de testemunho no Setor Cabo Verde

As Equipas de Nossa Senhora em Cabo Verde estão de parabéns.

 

No passado dia 29 de junho, na paróquia de Santo António, na cidade de Espargos, Ilha do Sal, o casal Ernestina e Benvindo Lopes, da Equipa Sal 1, e até aqui os Responsáveis pelo Pré-Setor Sal, foram ao altar receber a Nossa Senhora do Setor Cabo Verde.

 

Tornam-se assim o segundo Casal Responsável do Setor Cabo Verde, sucedendo ao casal Fátima e Nando Almeida, que entretanto estiveram em Portugal na formação de formadores e que assim vão dar início à primeira equipa formadora no Setor Cabo Verde.

 

Fica a seu cargo a formação de pilotos, tão importante num País em que as Equipas de Nossa Senhora estão em expansão, e os Encontros de Animação, dando continuidade ao trabalho que já vinham a fazer em relação aos EEN e implementando a partir de agora o EE Caminhada e EE Comunhão.

 

É sempre com muito prazer e amor que chegamos ao seio dos equipistas em África, onde nos sentimos completamente em casa pela forma como somos recebidos e acolhidos pelos nossos irmãos africanos.

 

No sábado, dia 28, estivemos com os casais das equipas do Sal ouvindo-os e conhecendo-os. Entre eles estavam os casais da Equipa Sal 4, que está em pilotagem. Permitam-nos que deixemos aqui um forte abraço à Equipa Sal 1, que tem passado por muito sofrimento. Fomos encontrá-los um pouco fragilizados mas sempre cheios de Fé.

 

Sentimos no terreno a importância das geminações pois a Equipa Sal 1 está geminada com a Equipa Parede 17 e, mesmo longe, todos sentem o apoio que tem sido dado à Sandra Pinto, que enviuvou recentemente e está em Portugal para tratamentos médicos.

 

Deixou no Sal um filho com a avó, mas fomos encontrá-lo totalmente acolhido e feliz na equipa dos seus pais. O sábado acabou com uma vigília de oração preparada pelas equipas e pelo Pe. Adriano, conselheiro espiritual da Sal 1 e do Pré-setor Sal, que na impossibilidade da presença do Senhor D. Ildo, Conselheiro Espiritual da Equipa de Setor, esteve sempre presente nos encontros que decorreram, mesmo sendo o único padre na Ilha do Sal e com muitas celebrações ao longo do fim de semana em toda a ilha.

 

A insularidade do setor também não permitiu que outros casais das outras ilhas estivessem presentes (São Vicente, Santiago e Sto. Antão).

 

No domingo a celebração eucarística foi uma celebração tão cheia de tudo, de gente de todas as idades com muitas crianças, o Padre Adriano sempre tão perto e tão disponível, onde esteve bem presente, apesar da simplicidade da celebração, a riqueza de toda a simbologia que foi acontecendo ao longo da celebração.

 

Foi com muita alegria que entregámos a Nossa Senhora nas mãos da Ernestina e do Benvindo, que devidamente empossados na missão que o Senhor lhes confiou de serem os responsáveis do Setor Cabo Verde nos próximos 3 anos, deram agora por sua vez posse ao novo casal responsável pelo Pré-Setor do Sal.

 

Seguiu-se um almoço com toda a comunidade porque na paróquia era dia de festa e romaria e, por isso, associámo-nos aos festejos de Santo António. No final da tarde reunimo-nos com a equipa de setor, onde esteve o seu conselheiro espiritual, o Padre Adriano, e as irmãs, Conselheiras Espirituais, Teca e Mia.

 

Regressamos com uma certeza: em Cabo Verde as Equipas de Nossa Senhora estão cheias de vida. Deus seja louvado!

Guida Ramalheira e Luís Costa

Equipas de Nossa Senhora