Ecos do Encontro Nacional das ENS – Fátima, Nov2022
“Que Todos Sejam Um”
A abertura ao outro é atitude intrínseca ao cristão. O Papa Francisco convida-nos a “cultivar a cultura do encontro”. Vivemos num permanente desafio de encontros, reencontros, e desencontros. É a hora de fazermos o esforço concreto de fazer “festa” em cada encontro com o nosso cônjuge, com os filhos, com todos à nossa volta. Como podemos construir o sonho de Jesus “Que todos sejam um”? É este o desafio proposto para o Encontro Nacional deste ano.
CONSULTE O PROGRAMA AQUI https://ens.pt/encontro-nacional-2022-programa/
Acompanhe aqui, passo a passo, o desenrolar do Encontro Nacional 2022 – “Que todos sejam Um!
A abertura do Encontro Nacional 2022 da Supra-Região Portugal das Equipas de Nossa Senhora foi muito animada e contou com a dinamização deste momento pelo Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa. Os cerca de 1200 equipistas reunidos no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, fizeram também coro de coração a coração com este maravilhoso coro infanto-juvenil. Arrancamos, assim, para o Encontro Nacional em comunhão equipista! Que todos sejam Um!
Com a presidência do momento da oração da manhã a cargo do Conselheiro Espiritual da Supra-Região, Padre Nuno Rocha, a Região Sintra-Oeste dinamizou esse momento orante e de partilha no Encontro Nacional. Com o auditório do Centro Pastoral Paulo VI de pé, em comunhão de oração, a Supra-Região esteve, mais uma vez, unida em ação de graças e a colocarmos, desde logo, as nossas vidas conjugais e familiares nas mãos de Deus, por intercessão de Maria.
O casal responsável nacional da Supra-Região, a Margarida e o José Alberto Machado da Silva, deu as boas vindas aos mais de 1200 participantes no Encontro Nacional 2022, a decorrer em Fátima, apresentando também o próprio Encontro, o seu mote – Que todos sejam Um! – e o respetivo logotipo (bem hajam as ENS da Região Moçambique pela criatividade e interpelação), o seu programa e os objetivos. Conduz-nos, Senhor, por estes dois dias de partilha e de reflexão conjuntas! Sejamos Um!
A manhã do primeiro dia do Encontro Nacional termina com o Painel I – “Que todos sejam um… eu e tu” – moderado pelo casal responsável da Região Lisboa 2 e que contou, como oradores, com o Senhor D. Jorge Ortiga, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Braga (“Realizar o sonho de Jesus, que todos sejam um!”) e com a Cristina e o Luís Sá Carvalho (“Sexualidade, caminho de unidade e santidade?”). D. Jorge Ortiga partilhou com os participantes do Encontro Nacional o fio condutor da História de Deus com e para a Humanidade a partir de um sonho de UNIDADE. Desde o relato bíblico da Criação, passando pelo percurso da Aliança e depois o contraponto entre o modelo dispersivo da Babel e o modelo de “comunhão centrífuga” da Nova Jerusalém. Provocando a audiência com a alegoria “NEQTA” e sublinhando que “a unidade é dom de Deus”, D. Jorge Ortiga realçou ainda que esse dom é legado, verdadeiro testamento, de Jesus para cada um de nós, seus discípulos, qual sonho de felicidade para todos e com todos. Já na segunda intervenção do painel, Cristina Sá Carvalho, parte da condição baptismal cristã (“santos e amados”), revestidos “de sentimentos de misericórdia”, para frisar “a plasticidade do enamoramento”, “o amor conseguido, o amor consumado”. Sexualidade e espiritualidade de mãos dadas, o amor na centralidade da interpretação da intimidade e do plano de felicidade de cada um e para cada um. A Prof.ª Cristina Sá Carvalho aliou a mensagem “da fidelidade como competência”, como escolha de diálogo, de intimidade e de treino quotidiano, mas, de modo particular, o “assumir o orgulho no outro, no cônjuge”, com a perspetiva do termos de aprender “a co-evoluir”, em casal, também na sexualidade como caminho de unidade e santidade, “na esperança como alegria do amanhã e oportunidade para a eternidade, passando pela cruz”.
A parte da tarde de sábado inicia com uma proposta de Dever de Se Sentar aos casais equipistas reunidos no Encontro Nacional 2022, com um filme sugestivo a “espicaçar” os casais, a leitura do Livro de Tobias a envolver-nos na cadência do Espírito de Deus e a culminar com centenas de casais de mãos dadas, em diálogo e oração conjugal, em redor do Centro Paulo VI e do próprio Santuário. De seguida, ainda antes do segundo painel de Sábado, o visionamento do filme conjunto ENS-EJNS comoveu e arrancou boas gargalhadas ao auditório a meia luz deste Encontro Nacional. Ecce Fiat, querido Movimento das ENS, de mãos dadas, também, com as Equipas Jovens de Nossa Senhora.
O painel II – Que todos sejam um… com os nossos! – foi moderado pelo casal responsável da Região Centro Interior e contou com a interpelação-testemunho da Graça e Luís Gonçalves (“A arte do encontro a dois”) e, precisamente por meio telemático!, da Maria Teresa e do Tiago Melim (“Família e novas tecnologias”). Na primeira reflexão, a cargo do casal Graça e Luís, tomámos todos contacto com a “arte do encontro nos desencontros da vida”, assumindo “um velho começo, um novo final” e apreendendo a receita “dos ingredientes do amor conjugal”. Na segunda reflexão, o casal Melim, partilhou com as centenas de casais reunidos no Cento Pastoral Paulo VI a sua vivência familiar e conjugal a partir das oportunidade e dos desafios relacionados com as novas tecnologias no nosso quotidiano. O casal testemunhou, precisamente, como as ferramentas digitais podem potenciar o diálogo e a coesão na família e no casal e algumas dicas como resistir “à dependência nociva” dos elementos da família e do casal a esses canais de comunicação digital.
A reta final deste primeiro dia do Encontro Nacional avança com a Passagem do Testemunho de responsabilidades e de serviço ao nível da Supra-Região, com o auditório do Centro Pastoral Paulo VI. Somos todos um, de modo particular em oração redobrada pelos novos casais responsáveis das Regiões Açores, Madeira, Douro Sul, Centro Interior e Centro Litoral. Bem hajam aos que passam o testemunho, pelo seu serviço e dedicação ao Movimento, obrigado aos que abraçam agora o desafio do serviço de animar, ligar, unir e expandir as ENS. O Terço na Capelinha e a habitual Procissão das Velas foi muito participada e, unidos, sob a proteção do manto de Nossa Senhora, demos graças a Deus pelo dom da vida conjugal, sacerdotal e familiar. Somos todos um, também em Equipa!
O segundo dia do Encontro Nacional arranca com a Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, precisamente no dia da Solenidade da Dedicação desta Basílica. O Senhor D. Jorge Ortiga presidiu à celebração eucarística, interpelando-nos a que assumamos o desafio de “protagonismo” na recessidade inadiável (conforme apelo do Santo Padre) de renovação da Igreja, de contribuirmos para um “rosto mais resplandecente Da Igreja”. De modo particular, neste 6.° Dia Mundial da Pobreza, D. Jorge Ortiga sublinhou que a pobreza será eliminada através do amor e guiou os nossos olhares e corações para a singela imagem de Maria, na Basílica, em caminho, de doação de coração, a chamar-nos e a acolher-nos. Avancemos, somos Um, com Deus e por Ele!
O Painel III do Encontro Nacional – Que todos sejam um… com os outros” – foi moderado pelo casal responsável da Região Centro Sul e contou com as intervenções dos casais Isabel e Francisco Pombas (Ecos do Encontro Mundial de Famílias) e Maria Manuel e Ricardo Limas, juntamente com o Padre Rui Barros (Uma experiência social e familiar). O casal Pombas emocionou o auditório com o seu testemunho a partir da vivência do mais recente Encontro Mundial das Famílias – não esqueceremos a frase-desafio de um perdão sem limites “Isto é maior do que eu. Entrego-me a Ti”, do “exemplo-pensamento” de Nyokodo e da centralidade de todos continuarmos a trabalhar para uma renovação pastoral, a partir de “famílias-semente”, em busca da santidade e em missão. Já o casal Limas, juntamente com o Senhor Padre Rui Barros, partilharam as alegrias e os desafios que se colocam à vida das ENS no Algarve, testemunhando a firme vontade de expandir e animar o Movimento.
Ainda antes da apresentação pelo casal responsável da Supra-Região, Margarida e José Machado da Silva, do programa e objetivos da Supra-Região, escutámos o convite a “famílias solidárias”, na vertente da adoção e acolhimento de crianças, jovens ou mesmo famílias em necessidade ou risco, bem como da proposta solidária promovida pela instituição “A Candeia”.
O Encontro Nacional 2022 das Equipas de Nossa Senhora terminou com o casal responsável da Supra-Região a partilhar com os equipistas presentes as principais linhas força da atividade das ENS, na nossa Supra-Região, no biénio 2022-2023. Estreitamente articulados com as orientações emanadas da ERI, a Margarida e o José Alberto Machado da Silva, sublinharam a necessidade de “voltar à fonte”, rezando e vivenciando, com ânimo atualidade e fidelidade renovados, o carisma fundador do Movimento. A orientação geral de vida em torno de “Não tenham medo saíamos” e com o foco em “Servir a exemplo de Maria”. O realçar das atitudes missionárias e de uma “espiritualidade da solicitude” – Discernir, Confiar, Humildade, Obendeincia, Serviço Incondicional e Aceitação da Cruz – culminou, por fim, na oração final de Envio, embalados no Ecce Fiat e de corações cheios e prontos a dar testemunho da alegria da Fé e do Matrimónio, querendo ser, afinal e sempre, Todos Um!