Mensagem para a Quaresma do CE da Região Madeira

Aos casais das ENS – Região Madeira

 

Quaresma 2013

 

No Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, toda a Igreja se empenha, de modo particular, em reavivar e aprofundar o conhecimento das verdades da Fé. Bento XVI propõe a releitura de textos de referência fundamentais: o Catecismo da Igreja Católica; o Compêndio; o Youcat.

 

Um dos objectivos que o Papa pretende para a Igreja, convidando-nos a atravessar “ a porta da Fé”, é fazer um esforço de ajudar todos a aprender ou a reaprender a fé, para vivê-la com maior consciência e maturidade na vida quotidiana.

 

O Movimento das ENS, um movimento da Igreja, um movimento de espiritualidade cristã, cujo o centro é viver o Evangelho de Cristo, na vida matrimonial, familiar e social, deve assumir, também este objectivo desejado pelo Papa. Neste sentido, esperamos que os membros das ENS sejam, verdadeiramente, cristãos com fé e a viver a alegria da fé, num mundo onde a fé parece gasta ou adormecida, que acaba por remover, ofuscar ou deformar o verdadeiro conhecimento dos conteúdos da fé e comprometer a beleza da sua vivência.

 

É preciso reenvangelizarmo-nos a nós memos, para depois podermos evangelizar os outros, de modo que, a fé professada reencontre a sua ligação indissolúvel com a fé vivida no testemunho e no anúncio de Cristo ao mundo.

 

A Quaresma (quarenta dias) estende-se da Quarta-feira de Cinzas até à tarde de Quinta-feira Santa; é um tempo particularmente propício para meditar sobre a realidade de Deus, sobre a Fé. A Igreja oferece-nos este tempo, como um tempo de conversão em vista da celebração da grande festa da Páscoa, a mais importante da nossa Fé. A Quaresma é um tempo de encontro pessoal com Deus, Pai de bondade e de misericórdia, recordando-nos que a nossa vida cristã deve tender sempre para a conversão.

 

A conversão é um caminho de e na Fé. Significa mudança de vida, de mentalidade e de atitude. Significa redimensionar os nossos desejos e anseios, buscas e sentimentos, orientando a nossa caminhada para Deus. Pela conversão, aprende-se a ser crente, a ter fé, na escuta da palavra. A escuta da Palavra transfigura a vida e o mundo. Por isso, a fé é uma relação entre Deus e o seu povo. Supõe humildade, finitude e abertura do coração a Deus. O cristão é aquele que crê. Que crê em Alguém: Jesus de Nazaré, pelo qual chegamos ao Pai.

 

O tempo quaresmal é especial para o Movimento das ENS na Região Madeira. Neste tempo litúrgico programa-se a realização dos retiros para os casais equipistas. O retiro, como ponto concreto de esforço e, fazendo parte da metodologia do Movimento, é também uma escola de aprofundamento da Fé, de celebração e testemunho da Fé em Jesus Cristo que nos foi dado por Maria. Poderá ser ainda uma regra de vida para a espiritualidade conjugal do casal!

 

Caros amigos, façamos do tempo quaresmal, um tempo propício para amadurecer a fé e avivar o nosso testemunho convicto em Jesus Cristo, único Salvador do mundo.

 

Uma santa Quaresma!

Pe. Manuel Ramos

Equipas de Nossa Senhora