Manuela e António Gouveia – Santo é um pecador que nunca desiste

“Santo é um pecador que nunca desiste” *

 

Esta frase de S. João Paulo II é um incentivo à busca da santidade. Santidade é uma postura de vida, uma procura constante, mas nem sempre conseguida, da vontade de Deus. Pertencer a uma Equipa de Nossa Senhora é uma achega preciosa para a adoção dessa atitude de vida.

 

Se é uma verdade insofismável que ninguém se salva sozinho, é, por isso, em comunidade e na intimidade de uma Equipa que vislumbramos, mais facilmente, a possibilidade dessa salvação e o rumo a tomar para a conseguir. Aí se vive e descobre, em comunhão com os outros casais, a alegria de nos sentirmos amados por Deus. Somos todos diferentes mas, cada um a seu modo, temos um objetivo comum: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo. Para nos ajudar contamos com a presença e aconselhamento do nosso Conselheiro Espiritual. Para ele vai a nossa gratidão.

Numa Equipa vive-se, mais intimamente, relações interpessoais que têm uma força criadora, pois quando comunicamos uns com os outros estamos a estruturar-nos como pessoas, visto que estamos talhados para a reciprocidade e a comunhão. Dando e recebendo, aos poucos vamos criando um intercâmbio espiritual que faz da nossa reunião mensal um momento alegremente aguardado. E como é através das nossas relações interpessoais que a nossa espiritualidade emerge e robustece, sentimos a nossa Equipa como escola de Deus, verdadeira Igreja doméstica.

 

É também em Equipa que a conjugalidade ganha dimensão. Conjugalidade, palavra nova para um conceito antigo. Para nós, é a capacidade que tem o amor para se adaptar a novas circunstâncias: ceder, sem sensação de perda; aceitar sem impor; perdoar e pedir perdão; amar sem nada esperar, só porque sim. Em suma, conjugalidade é o reflexo do Amor com que Deus nos ama.

 

Por tudo isso que aqui ficou escrito estamos gratos ao nosso Movimento que, com a sua metodologia, nos ajudou a despertar e formar consciências.

 

Manuela e António Gouveia

Equipa Ponta Delgada 25, Setor Açores Oriental, Região Açores

 

* Este artigo foi publicado na Carta das ENS n.º 60, mas numa versão adaptada, dada a sua extensão.

Equipas de Nossa Senhora