Jornadas da Região Norte das Equipas de Nossa Senhora

JORNADAS DA REGIÃO NORTE DAS EQUIPAS DE NOSSA SENHORA

 

O Setor de Famalicão das Equipas de Nossa Senhora, organizou, no passado dia 7 de maio, no Auditório da Universidade Lusíada, as Jornadas da Região Norte das Equipas de Nossa Senhora, acolhendo casais dos Setores de Alijó/Vila Real, Braga, Chaves, Guimarães, Lamego, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Viana do Castelo e, naturalmente de Vila Nova de Famalicão, num total de 160 pessoas.

 

O tema geral do encontro era “O amor de sempre e os casais de hoje”

 

A reflexão da manhã esteve a cargo do Sacerdote Franciscano, Frei Luís de Oliveira, que começou por situar o amor de sempre no Amor Original de Deus, que serve de modelo e de força para os casais, a melhor imagem do Amor Comunitário de Deus, que é AMOR.

 

Frei Luís, com sentido de amor e de humor, partiu da sua experiência e vivência com casais para interpelar os presentes em relação a um conjunto de conceitos, concretamente “o amor e os seus diferentes rostos; a paixão que não é causa, mas consequência; a comunhão de vontades em vez de obediência; companheirismo e acompanhamento; e fidelidade e promessa”.

 

Frei Luís humanizou, partilhou experiências e deixou uma interpelação final: “que os Pontos Concretos de Esforço sejam cada vez menos um esforço, sejam cada vez mais concretos e sempre um ponto de encontro”.

 

Na parte da tarde estiveram presentes Cármen Araújo, psicóloga no Centro de Saúde de Vila Nova de Famalicão, que abordou os obstáculos que os casais de hoje enfrentam na vivência do Amor de sempre, destacou ainda a importância da construção de vínculos para a construção do amor bem como a necessidade da presença para criação de vínculos.

 

O casal José e Isabel Filgueiras testemunhou a sua vivência do Amor nos nossos dias. Isabel Filgueiras, partindo do testemunho de vida abriu um “álbum” de várias vivências em casal, cheio de emoções: o Valor da memória; a importância de pensar bem; a expressão do sentir; a base da confiança e da fé; os sinais de alarme; a fragilidade e entrega; a comunhão e a intimidade”. E tudo isto converge para a frase “há casa: há o outro que é para mim, assim como eu sou para o outro”.

 

Ambas as oradoras da tarde destacaram também a importância das técnicas de comunicação e das diferentes linguagens do amor”.

 

Presentes nas Jornadas da Região Norte das Equipas de Nossa Senhora esteve o Casal Responsável da Região Norte, Fernando Dias e Ana Maria, que coordenou as Jornadas. Estiveram ainda presentes os casais responsáveis pela Província Norte e pela Supra Região de Portugal e os países africanos de língua lusófona, Fátima e Eduardo Queirós e Margarida e José Alberto Silva, respetivamente.

 

Marcou presença no encerramento das Jornadas e presidiu à Eucaristia o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, também ele um antigo conselheiro de uma Equipa de Nossa Senhora. O Prelado Bracarense destacou a importância da vida em casal, como Igreja Doméstica e a necessidade doscasais de hoje serem testemunho no mundo de hoje.

 

Setor de Vila Nova de Famalicão das ENS

Equipas de Nossa Senhora