Formação de casais piloto 2016
Nos dias 9 e 10 de abril de 2016 teve lugar em Fátima a formação para pilotos de novas equipas de casais. A pilotagem de uma equipa é um serviço extraordinariamente importante para o Movimento, pois é, em grande parte, através do casal piloto que a nova equipa aprende, compreende e acolhe o carisma das Equipas de Nossa Senhora e se envolve na sua dinâmica própria.
Dada a relevância desta missão, a Supra Região Portugal organiza periodicamente (mais exatamente de dois em dois anos) momentos de formação com o objetivo de ajudar os casais que se disponibilizaram para este serviço a preparar o trabalho a desenvolver, nomeadamente fornecendo-lhes ferramentas úteis que os auxiliem a promover a fidelidade ao carisma dentro das novas equipas.
27 casais (para além da equipa formadora e de apoio ao encontro), vindos das mais diversas regiões do país, estiveram presentes nesta sessão de formação, inspirada tematicamente no convite de Jesus “Vem e segue-me”. Os tempos de formação propriamente ditos organizaram-se em torno de quatro módulos, o primeiro sobre a missão e o espírito do casal piloto, o segundo sobre a pedagogia da pilotagem, o terceiro sobre a organização da pilotagem e o último sobre a pilotagem e a ligação ao movimento. Houve ainda oportunidade para a partilha em equipas mistas e, no final, para um fórum, onde foi possível dialogar sobre vários aspetos relativos ao exercício desta missão e se esclareceram dúvidas.
Para além disto, os casais presentes viveram também momentos de partilha e oração, participando, inclusive, no Terço na Capelinha, às 21h30 de sábado. A Eucaristia foi celebrada para o grupo no domingo de manhã pelo Pe. Cristiano Saraiva, que esteve também presente noutros momentos do encontro.
Em anexo fica o testemunho de um dos casais participantes no evento.
————————————————————————
Foi logo no início do ano que nos pediram para pilotar uma equipa! Foi um grande desafio porque só tínhamos a experiência do “nosso” casal piloto. Eles foram magníficos! Mas, o que vamos nós fazer e como fazer?
Algumas dicas do casal responsável de Setor e do casal RIP e partimos à aventura…
Até que chegou o convite para participarmos no Encontro de Formação de Casais Piloto. Foi magnífica a forma serena como decorreu, as pistas de ação concreta nas equipas em formação, a partilha das experiências já vividas e, mais do que tudo, o despertar em nós a importância de vivermos verdadeiramente o método proposto pelo Movimento para sabermos testemunhá-lo junto dos novos casais.
O encontro foi no fim de semana de 9 e 10 de abril. Estivemos reunidos em Fátima, no hotel Santo Amaro, onde aceitámos o desafio do “Vem e segue-Me”. Rezámos, partilhámos, convivemos com vários casais, todos sedentos de conhecimento para levar para as equipas que já estão ou estarão brevemente em pilotagem.
Estamos mais confiantes, mais desafiados a servir o Movimento que nos acarinha e nos proporciona a viver mais em casal.
Sofia e Paulo Doutor
(Equipa Mem Martins 5, Setor Sintra A, Região Sintra e Oeste)