Falecimento do Dr. Calmeiro Matias, Conselheiro Espiritual da P83

“Se conhecesses o mistério imenso
Do céu onde agora vivo,
Este horizonte sem fim,
Esta luz que tudo reveste e penetra,
Não chorarias, se me amas!”

Santo Agostinho

 

Os Padres Redentoristas da Comunidade da Rua Firmeza, Porto, onde o Padre José Santos Calmeiro Matias vivia, tiveram a sensibilidade de oferecer, no dia do seu funeral, uma pagela com uma reflexão de Santo Agostinho, para que aqueles que muito o amavam suportassem melhor a sua partida.

 

Estava connosco desde dos inícios do ano de 1999. Sempre assíduo às reuniões muitas vezes com sinais visíveis de cansaço, mas sempre fiel ao compromisso que tinha para com todos nós. Pela profundidade do seu amor a Deus e pelo vigor que punha na voz e no gesto quando de Deus falava, deixava-nos no fim de cada reunião com pena, diríamos mesmo remorso, de não irmos mais longe na nossa preparação e de não tomarmos melhor partido de um Conselheiro Espiritual da sua grandeza.

 

Nasceu em 9 de Janeiro de 1942 em Freixial do Campo, Castelo Branco. Quando tinha 17 anos e trabalhava como servente da construção civil na construção da Igreja dos Redentoristas em Castelo Branco teve o primeiro contacto com a Congregação. Apaixonou-se por Deus e essa paixão permaneceu firme e em crescimento até ao fim, dando-lhe o Senhor Deus carismas que proporcionou a quem com ele conviveu oportunidade de amor a Deus como ser um ser tangível, amoroso e misericordioso.

 

Pertencia à Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas), professou em 15 de Agosto de 1961 e especializou-se em Teologia Sistemática da Universidade de Estrasburgo. Foi ordenado presbítero em 1 Agosto de 1974. Ao longo da vida desenvolveu uma actividade intensa em Cursos de Educação da Fé.

 

Foi um dos padres pioneiros na evangelização pela Internet, onde se pode encontrar magnificas reflexões.

 

Faleceu a 17 de Julho de 2010 e deixou-nos com um sentimento de orfandade enorme.

 

PORTO 83
Guilhermina e Alberto Carvalho Ramos
Maria Fernanda e Raul Guimarães
Maria Otelinda e Alexandre Mendes
Maria Cândida e António José Pinto de Almeida
Sofia e José Carlos Marques dos Santos

Equipas de Nossa Senhora