Encontros de Animação – desafio à desinstalação permanente
Os dias 27 e 28 de fevereiro do presente ano de 2016 foram dedicados, no calendário do nosso Movimento, aos Encontros de Animação – Encontro de Equipas em Caminhada (EECam), Encontro de Equipas em Comunhão (EECom) e Encontro de Equipas Novo Fôlego (EENF) – que tiveram lugar em Fátima e que abrangeram equipas de várias províncias da nossa Supra Região. Trata-se, como sabemos, de atividades de animação e formação, que, ao contrário, por exemplo, dos retiros, destinam-se às equipas em conjunto, e não aos casais individualmente.
Estes encontros revestem-se de uma importância crucial para o crescimento de cada equipa, em concreto, constituindo-se como uma excelente oportunidade para fazer uma análise efetiva do caminho já percorrido e recentrar as ideias e os procedimentos em linha com a metodologia proposta pelas ENS e com o seu carisma.
Quantas vezes sentimos que a nossa vida pessoal, em casal e em equipa, é afetada por um esmorecimento crescente, que nos rouba a energia e a criatividade… É, muitas vezes, o reflexo das rotinas sociais em que estamos envolvidos, mas a verdade é que isso tem consequências no modo como vivemos a nossa presença na equipa, e, de uma forma mais lata, na Igreja como um todo. O papa Francisco refere-se a esta falta de “entusiasmo missionário” como uma “acédia paralisadora” (EG, 80 e 81), contra a qual é fundamental lutar.
Também ao nível das ENS, as rotinas podem constituir um perigo, afetando a dinâmica das nossas equipas. Neste contexto, os Encontros de Animação constituem uma resposta adequada a este tipo de situações, ajudando a ganhar força e entusiasmo para fazer caminho com alegria, na senda do desafio do Papa Francisco.
Esta é a razão pela qual o Movimento aconselha a que as equipas participem nestas atividades sensivelmente de 5 em 5 anos (o EECam é para equipas que tenham entre 5 e 7 anos de caminhada; o EECom para equipas com 10 a 12 anos; e o EENF para equipas com mais de 15 anos). Para o efeito, e no ano em questão, os respetivos casais podem substituir por estas o tradicional retiro anual.
Encontro de Equipas em Caminhada
O EECam deste ano de 2016 realizou-se na Casa de São Nuno, em Fátima, sendo orientado por uma equipa animadora da Província Sul. O tema do encontro foi “Jesus caminha no mundo connosco”. Estiveram presentes 36 casais.
De acordo com o casal Provincial Sul, “a participação de todos foi recheada de entusiasmo e boa disposição, com muitos casais envolvidos na animação das celebrações. Um dos momentos mais marcantes na vida destas equipas foi a renovação do compromisso, que culminou uma noite de oração rica e solene.”
Testemunhos sobre o EECam
– “Vínhamos com a expectativa de rever a metodologia do movimento e encontramos uma equipa formadora coesa e com os temas muito bem preparados”.
– “Toda a equipa está a viver o EECam intensamente e é manifesta a alegria que sentimos”.
– “Procurávamos, com a participação no EECam, um reforço de energia e uma nova alegria de viver o Movimento e isso está a ser plenamente conseguido”.
São e Joaquim Gomes, Eq. Carnaxide 6
– “Este EECam está a ser muito importante em termos de revisão dos pontos fundamentais da regra do Movimento”.
– “Em simultâneo, é muito enriquecedor a partilha com as outras equipas, poder comparar o que os outros fazem e ver como poderemos melhorar na nossa equipa base”.
– “Vamos com uma forte motivação para continuar a caminhada”.
– “A renovação do compromisso foi até agora o momento mais alto do EECam”.
– “O EECam é uma ótima aposta do Movimento para reforçar a reciclagem dos conhecimentos que já foram sendo interiorizados”.
Graça Almeida e Hernâni Eira, Eq. Gaia 19
– “O EECam está a ser vivido intensamente e, em especial, as Equipas Mistas”.
– “Trazíamos a expectativa de reavivar as forças de cada casal e da equipa, o que está a ser conseguido. As partilhas (formais e informais) nas equipas mistas têm ajudado bastante e levamos novas estratégias para a reunião da equipa”.
– “Confirmámos a ideia de que as ENS não se restringem à equipa base e tomámos consciência de que temos ainda muito a fazer para nos integrarmos nas propostas do Movimento”.
Marlene Peres e João Pedro, Eq. Aveiro 31
Encontro de Equipas em Comunhão
A Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima, foi o local escolhido para a realização do EECom, que teve como tema aglutinador “Vede como eles se amam”. Estiveram presentes 22 casais, que foram orientados por uma equipa de animação da Província Centro.
Testemunhos sobre o EECom
– “Achamos que este encontro foi muito bom, muito bem estruturado, com vários “tempos”, em casal, em equipa base, em equipa mista e nas celebrações”.
– “É muito bom fazermos a Partilha com as outras equipas e faz todo o sentido estes encontros. A renovação do Compromisso é sempre muito importante. No nosso caso, foi importante recordar o que fizemos há doze anos, no 1º Encontro de Equipas Novas, na Torre d’Aguilha. Entretanto, já fizemos um EECam, com 7 anos de equipa, e estamos a fazer agora o EECom, com 13 anos. No fundo, estes encontros são um carregar de baterias, para dar um impulso às equipas”.
Anabela e Rogério Ferreira, Eq. Leiria 29
– “Foi uma experiência muito enriquecedora para nós. Vamos para casa mais felizes com os testemunhos que ouvimos”.
– “Neste encontro a nossa equipa comprometeu-se a reforçar o empenho no cumprimento dos pontos concretos de esforço. Os benefícios que o encontro trará para cada casal e para a equipa dependerá, em boa parte, da efetivação deste compromisso”.
– “Relembrámos aqui o que nos foi ensinado no início, quando começámos esta caminhada no Movimento”. Por isso, foi importante este EECom para relançar a nossa caminhada como equipa.”
– “Pedimos a Nossa Senhora a ajuda para em casa transmitirmos e acolhermos o que nos foi relembrado neste encontro”.
Equipa Torres Vedras 12
Encontro de Equipas Novo Fôlego
49 casais, 2 viúvas e 1 conselheiro espiritual estiveram presentes na sessão do EENF do presente ano, subordinado ao tema “Levanta-te, toma a tua enxerga e anda”. O encontro teve lugar no Hotel Steyler (ex-Verbo Divino), tendo sido orientado por uma equipa animadora da Província Norte.
Testemunhos sobre o EENF
“O Espírito Santo, a 7 de fevereiro de 2015, por meio da Sílvia Silva e do Pedro Soares, solicitou-nos mais um serviço: “coordenar o grupo de casais da formação do(s) Encontro(s) de Equipas de Novo Fôlego – EENF”.
Reação imediata e conjunta – o Espírito Santo deve andar a dormir, pois sabe que não possuímos dons para tal tarefa e a agenda já por si é muito carregada com os diversos afazeres quotidianos.
No entanto, como não sabemos dizer não ao Espírito Santo, tendo Nossa Senhora como modelo e sob a sua proteção, avançamos para o serviço, pois diariamente somos questionados por Jesus: Queres fazer o caminho de Deus? Queres ser curado?
Como responder negativamente a tais pedidos?
No fim do encontro de 27-28 de Fevereiro de 2016, testemunhamos que o Senhor foi, é e sempre será generoso e misericordioso connosco.
Prepararmos o encontro foi uma cura – a da solidão. Isto porque nos aproximámos mais de Deus e partilhamos essa comunhão, mais de perto com os outros casais «formadores/serviço» e, mais latamente, com todos os equipistas presentes no encontro.
Pertencer às ENS é também estar ao serviço e prestar serviço, pois apesar dos espinhos que encontramos no caminho, eles proporcionam aprendizagens novas, como foi o caso.
Nessa condição, sabendo-nos e sendo filhos de Deus, carregámos a nossa enxerga e tentámos, com este serviço, ajudar a transportar a de outros casais, pois vamos juntos em caminhada e sob a proteção de Maria.
A agenda, primeira condicionante de constrangimento a aflorar ao nosso pensamento, desvaneceu-se ao olhar reflexivamente, para aquilo que se pode fazer em cada um dos 96 quartos de hora de cada dia.
A riqueza, o regalo e a alegria proporcionados, ao fazermos este trabalho/caminho com ajudas de outros casais «desconhecidos», ocasionando entre todos cooperação e posterior partilha com os participantes no encontro são transcendentes e só ao alcance de Cristo oferecê-los.
A nós compete-nos querer ser curados, levantando-nos, tomando a enxerga e caminhar.
Obrigado Senhor”.
Isabel e Joaquim Lima, Eq. Chaves 7
(casal coordenador do EENF)
“No presente ano, de 2016, a nossa Equipa (Lisboa 136) completa 25 anos.
Estabelecemos como propósito, durante o ano, tão marcante na vida da nossa equipa, festejar tal acontecimento, participando ativamente no máximo possível das atividades propostas pelo movimento das ENS.
Assim, a Lisboa 136, da Região Lisboa 2, esteve toda ela presente no Encontro de Equipas Novo Fôlego 2016, em Fátima.
Damos graças a Deus por nos ter chamado a este encontro de formação e rejuvenescimento do caminho da equipa. Todo o encontro foi marcado por uma série de sinais que fomos descobrindo quer para a nossa relação de casal como para a nossa própria equipa.
“Levanta-te, toma a tua enxerga e anda” foi a frase que nos acompanhou ao longo de todo o encontro e que nos projetou para uma nova caminhada a dois e em Equipa, com os corações a transbordar de alegria, de ânimo e de confiança e cheios do Espírito Santo.
Os 4 temas desenvolvidos ao longo deste fim de semana (27 e 28 de fevereiro de 2016) enriqueceram-nos extraordinariamente e muito temos a agradecer aos casais que os apresentaram, assim como ao D. Gilberto, que nos tocou de uma forma muito especial com as suas sábias palavras.
O Dever de Sentar em Equipa foi, sem dúvida, um momento marcante para toda a nossa equipa. Sentimo-nos a caminhar a dois, em equipa e com o Movimento. E isso é muito bom!
Um grande bem-haja por todo o trabalho desenvolvido e pelo excelente fim de semana que nos proporcionaram – as ENS e a equipa de serviço”.
Teresa Maria e Manuel Mendes, Eq. Lisboa 136
Fátima e Eduardo Frutuoso
Casal Responsável da Comunicação
* Este artigo foi publicado na Carta das ENS n.º 60, mas alguns dos testemunhos aí reproduzidos foram adaptados, dada a sua extensão. Aqui os textos estão completos.