Encontro Nacional em Fátima – 17 e 18 de novembro de 2018
O Encontro Nacional da Supra Região Portugal realizou-se em Fátima, nos dias 17 e 18 de novembro de 2018.
Mais de 1200 equipistas reuniram-se, neste fim de semana, no Centro Pastoral de Paulo VI e no próprio Santuário para refletir, partilhar, orar e festejar em torno do mote “Filho, tu estás sempre comigo”.
Partilha-se, de seguida, a sequência e os principais momentos deste Encontro Nacional, que muitos dos presentes qualificaram como um dos melhores dos últimos anos. Não se pretende, naturalmente, cobrir todas as vertentes do Encontro ou sugerir um olhar privilegiado sobre este, mas tão só sistematizar a matriz que norteou os trabalhos e celebrar a partilha equipista neste inesquecível evento! Não é possível sintetizar as riquíssimas intervenções que foram sendo proferidas durante o Encontro. Estas serão, em breve, disponibilizadas neste espaço, para benefício de todos!
A sessão de abertura do Encontro Nacional seguiu a tradição de se homenagear a riqueza do nosso Movimento, na sua diversidade e riqueza regionais. Pela mão da Região Alentejo-Algarve, o Grupo do Coral de S. Brás do Regedouro – Nossa Senhora da Tourega ofertou, precisamente, aos participantes um belíssimo momento musical, celebrando o Cante Alentejano como património cultural da Humanidade, enquanto se iam dando as boas vindas aos equipistas que afluíram ao auditório do Centro Pastoral Paulo VI.
A oração da manhã, a cargo da Região Douro Norte, foi muito apreciada, antecipando a comunhão entre todos, a qual viríamos a vivenciar nos dois dias que se seguiriam – entre os participantes e destes para com o nosso Deus de Misericórdia – sob a mediação de Maria Santíssima. Nesse momento, estava também dado o mote para a reflexão sobre Parábola do Filho Pródigo e, em particular, a partir das profundas meditações de D. Tolentino Mendonça, proferidas durante o Encontro Internacional Fátima 2018.
De seguida, o auditório terminou a aplaudir de pé o emocionante Painel I programa. Com o mote “Filho, tu estás sempre comigo”, moderado pelo casal Carmo e António Pedro, da Província Centro, este Painel contou com as reflexões e testemunhos do Padre Miguel Almeida (SJ), e dos casais Klissene e Luís Costa (Guiné Bissau) e Amélia e António Assunção (Região Douro Sul).
No período da tarde os participantes distribuíram-se, em cada hotel, pelas reuniões de equipas mistas. As pistas de reflexão propostas aludiram à parábola do Filho Pródigo, mais especificamente aos versículos “Pai, dá-me a parte da minha herança”, “E, enchendo-se de compaixão” e “O meu filho estava morto e voltou à vida”. Ao terminar esse momento das equipas mistas – sempre tão querido por todos os equipistas – um excerto da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate ficou a ressoar nos nossos corações: “Olhar e agir com misericórdia: isto é santidade”!
No segundo painel do programa os mais de 600 casais e conselheiros espirituais presentes refletiram, a partir de intervenções da Profª. Teresa Ribeiro e do Padre João Torres, sobre o mote “Em Ti encontramos o perdão”. A moderação do painel esteve a cargo do casal regional Sintra-Oeste, Dina e Carlos Coutinho.
Ao final da tarde do primeiro dia, depois de visualizado o videograma “Tempo de Graça”, alusivo ao serviço do casal supra regional cessante, Margarida e do João Paulo Mendes, ocorreu a passagem de testemunho de várias responsabilidades de serviço na Supra Região Portugal. A Margarida e o José Machado da Silva assumiram a missão como novo casal responsável supra regional, sucedendo à Margarida e ao João Paulo Mendes, a quem os participantes ovacionaram com um longo e sentido aplauso de muita gratidão pela generosa disponibilidade para o serviço, ao longo dos últimos 5 anos.
Num momento muito especial de união e de oração entre os equipistas presentes em Fátima, ocorreu ainda a passagem de testemunho entre diversos casais que têm servido na Supra Região Portugal: novos casais responsáveis da Região Moçambique (a Olinda e o Ernesto Augusto sucederam à Rosalina e ao António Gabriel), da nova Região de S. Tomé e Príncipe (a Apolónia e o Jorge Cravid), da Região Açores (a Lucelinda e o José Rocha sucederam à Ana e ao Mário Jorge Cabral), da Região Douro Sul (a Luísa e o Vítor Neto sucederam à Amélia e ao António Assunção), da Região Centro Litoral (a Helena e o António Alberto Teixeira sucederam à Isabel e ao António José Pereira), da Região Centro Interior (a Anabela e o António José Sousa sucederam à Amélia e ao João Nunes), da Província Centro (a Isabel e o António José Pereira sucederam à Carmo e ao António Pedro), da Comunicação (a Marta e o Gonçalo Castilho dos Santos sucederam à Fátima e ao Eduardo Frutuoso) e do Secretariado (a Helena e o António Cardoso sucederam à Conceição e ao Duarte Matias).
A passagem de testemunho ficou também marcada também pela rotação de responsabilidades ao nível do conselheiro espiritual da Supra Região – o Padre Carlos Delgado cessou o seu serviço como Conselheiro Espiritual Supra regional, tendo-lhe sucedido, para os próximos 5 anos, o Padre Nuno Rocha.
Nesta ocasião, foram dadas, por várias vezes, graças a Deus pelo serviço dos que passam agora o testemunho e pela generosidade dos que iniciam a sua missão. A solenização da passagem de testemunho foi enriquecida com momentos musicais de ação de graças e de festa, tendo terminado com um magnífico coro de todos os presentes entoando um inesquecível “Aleluia”!
Já depois do jantar, os cerca de 1200 equipistas participaram na recitação do Terço junto a Nossa Senhora, na Capelinha, bem como na Procissão das Velas que iluminou não só o Recinto, como também os corações que se reuniram no Altar do Mundo. Depois desse tempo partilhado em Igreja, no Santuário, foi com naturalidade que os casais foram convidados a terminar o dia com uma oração conjugal, a partir dos desafios do Padre Caffarel sobre a centralidade da “intenção” na busca “do mais profundo do meu ser”.
No arranque do segundo dia do Encontro Nacional, D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, presidiu à Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, interpelando os equipistas para que, contrariamente ao que costuma guiar o progresso tecnológico, não esqueçam que a “facilidade não é, absolutamente, a medida para o progresso das relações” e que “progredir em humanidade” é, afinal, trilhar “caminhos para sermos mais próximos uns dos outros”, um caminho exigente, mas crucial, “de sermos e partilharmos a Vida de Jesus”. Os casais das ENS foram, em especial, convidados a “deixar Jesus estar mais próximo do casal e da família”, a aceitar, de coração aberto e confiante, unidos pelo matrimónio, que Jesus só pode ser “a meta da nossa vida”. Uma Vida em abundância, definitiva e plena!
No domingo, dia 18 de novembro, “Façamos a festa!” foi o mote do terceiro painel do Encontro Nacional das ENS. Prosseguindo as traves mestras da Parábola do Filho Pródigo, que guiou os casais e conselheiros espirituais presentes em Fátima, este painel, moderado pelo casal supra regional, contou com intervenções e testemunhos de D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, do Padre Nuno Rocha, conselheiro espiritual da Supra Região Portugal, e do casal Suzana e Pedro Nuñez, casal regional Cascais-Oeiras. Todos os oradores, com alegria bem-humorada e em partilha de vivência eclesial, sintonizaram os participantes deste Encontro Nacional pelo diapasão da festa, da vocação e da missão vivenciadas e a vivenciar a partir do luminoso XII Encontro Internacional das ENS, Fátima 2018, ocorrido em Portugal em julho de 2018!
Logo de seguida, complementando uma das principais conclusões de D. Nuno Brás – a de que o carisma das ENS alicerça-se não só no cultivar da espiritualidade conjugal, como também na promoção do espírito missionário – a Margarida e o José Machado da Silva apresentaram o Programa 2018-2023 da Supra Região Portugal. Percorrendo os objetivos gerais e, sucessivamente, os objetivos específicos para os próximos 5 anos da nossa Supra Região, o casal supra regional partilhou, com todos, o desafio a que os casais sejam “buscadores de Deus”, na arte do acompanhamento, conforme proposto pelo Santo Padre, mas também a assumirem a sua condição evangelizadora de “engenheiros da esperança”, mostrando ao mundo a espiritualidade de um amor exclusivo e fecundo.
O Encontro Nacional das ENS terminou com uma emotiva e confiante mensagem de Envio da parte do casal supra regional dirigida a todos os equipistas presentes. Ecoando a partir da Carta de Fátima, no contexto do Encontro Internacional das ENS em Portugal, a Margarida e o José Machado da Silva interpelaram os equipistas da nossa Supra Região a que “Não tenham medo, saiamos…”. O momento final do Encontro ficou ainda marcado pela inesperada, mas carinhosa e alegre, homenagem por parte da Região Norte ao novo casal supra regional. Mais um momento inesquecível e de união do nosso Movimento! Envolvidos pela invocação do Espírito Santo e pela bênção final a cargo do Padre Nuno Rocha, conselheiro espiritual da Supra Região, os equipistas regressaram a suas casas, de coração cheio e, por certo, com a missão de levarem os frutos deste Encontro às suas equipas e à sua vida conjugal e familiar.
Bem hajam todos por este inesquecível Encontro Nacional! Até breve!