Encontro Nacional 2021

O Encontro Nacional 2021 da Supra-Região de Portugal realizou-se a 20 e 21 de novembro.

 

Abertura do Encontro

 

A abertura do Encontro Nacional 2021 da Supra-Região Portugal das Equipas de Nossa Senhora foi animadíssima, com a artista e intérprete Claudine Pinheiro a entusiasmar as centenas de casais e conselheiros espirituais reunidos no Centro Pastoral Paulo VI, numa simbiose interpelante entre boa disposição e música orante. Arrancamos, pois, para o Encontro Nacional de coração cheio e em comunhão equipista!

 

Oração da Manhã

 

Com a presidência do momento da oração da manhã a cargo do Conselheiro Espiritual da Supra-Região, Padre Nuno Rocha, a Região Centro Litoral dinamizou esse momento orante e de partilha no Encontro Nacional. Com o auditório do Centro Pastoral Paulo VI de pé, em comunhão de oração, a Supra-Região esteve, mais uma vez, unida em ação de graças e a colocarmos, desde logo, as nossas vidas conjugais e familiares nas mãos de Deus, por intercessão de Maria.

 

Painel I – “E nós, a quem iremos?” – em casal e em família

 

Depois da apresentação do Encontro pela Margarida e pelo José Alberto Machado da Silva, casal responsável da Supra-Região, decorreu o 1.° Painel do Encontro Nacional 2021, com moderação do casal responsável da Província África. Subordinado ao mote “E nós, a quem iremos? – Em Casal e em Família”, os equipistas reunidos em Fátima escutaram a reflexão-interpelação de D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e de Segurança, buscando nas fontes bíblicas das famílias dos Patriarcas Abraão e Moisés a inspiração e o referencial para o papel do casal e da família hoje, em “modo de desafio santificador”, em tempos de crise sanitária e desafios sociais e culturais tão complexos. D. Rui Valério entusiasmou o Cento Pastoral ao referir a família como espaço e tempo de sinodalidade, tal como com Abraão e Sara, caminho de “realização da promessa e concretização da bênção” ou ainda de “libertação” como com a missão de Moisés!

 

O Painel prosseguiu com o testemunho do casal Maria Avillez e Pedro Lebre de Freitas, na “loucura” de abraçar o Sacramento do Matrimónio e o projeto do amor de Deus no amor de uma família numerosa, “amiga de Jesus”. E ainda tempo para escutar o testemunho-evangelizador da Luísa e Júlio Martins, casal responsável da Região Cabo Verde, sublinhando as dificuldades conjugais e familiares em contexto de confinamento sanitário, mas também a descoberta do “querer-bem” ao outro, num desafio de “libertação” das amarras do medo ou da frustração à nossa volta. O Painel, e com ele a parte da manhã do Encontro Nacional, terminou com um “abraço de coração” inesquecível! Tantos abraços em simultâneo e tão sintonizados com o amor conjugal a caminhar para Deus!

 

Módulo Comunicação e Ligação nas ENS

 

No regresso ao Centro Pastoral Paulo VI, depois do período para o Dever de Se Sentar, os equipistas tomaram conhecimento da produção de um filme – em resultado de uma parceria entre as EJNS e as ENS – alusivo à história das ENS em Portugal. Em seguida, o casal supra-regional salientou a importância de serem mantidos atualizados os dados individuais registados na base de dados do Movimento, bem como a necessidade de ser assegurada a ligação entre as Equipas e os equipistas. Por fim, neste módulo, foi ainda apresentada e divulgada a aplicação para telemóvel dos equipistas na nossa Supra-Região – a APP ENS – a qual será agora difundida pelos canais próprios da comunicação e da ligação no Movimento.

 

Painel II – “E nós, a quem iremos? – no Movimento

 

O segundo Painel do Encontro Nacional 2021 foi moderado pelo casal provincial Sul – Manuela Rebordão e Nuno Pires – e contou com as intervenções testemunhais dos casais Fátima e João Manuel Gomes e Graça e Vasco Sousa Pinto, com enfoque na sua vivência no Movimento. O Painel foi muito apreciado pela assembleia equipista reunida no Centro Pastoral, já que os testemunhos em causa ajudaram a que tomemos redobrada consciência de que as dificuldades no serviço equipista ou eclesial dão lugar à colegialidade e à entreajuda, à comunhão na oração e à descoberta da vontade de Deus nas nossas vidas.

 

Passagem de Testemunho

 

Ao final da tarde, no Centro Pastoral Paulo VI, decorreu a solenização da passagem de testemunho entre os casais responsáveis pelas Regiões Norte, Lisboa 2, Loures e Vale do Tejo, Centro Sul, Cabo Verde e Cascais-Oeiras. Em colegialidade, grata pelo serviço dos que agora passam o testemunho e animados pelo Fiat! dos novos responsáveis no serviço no Movimento, o auditório do Centro Pastoral entoou, mais uma vez, o Ecce Fiat em ressonância da Bênção assegurada pelo Conselheiro Espiritual da Supra-Região.

 

 

DOMINGO

 

Eucaristia

 

O segundo dia do Encontro Nacional iniciou com a Eucaristia, presidida pelo D. Rui Valério, em que fomos interpelados a que aceitemos que os momentos determinante na nossa vida sejam caminho para o Rei! Como tão bem sublinhou D. Rui Valério, na homília, sintonizemos com a graça de Deus que se quer fazer dádiva constante de Si próprio para cada um de nós.

 

Painel III – “E nós, a quem iremos?” – na Igreja e na Sociedade

 

O terceiro painel do Encontro Nacional 2021 foi moderado pelo casal regional do Porto, a Manuela e o Daniel Pinto da Silva, e contou com dois casais como oradores – a Maria João Tomé e o Manuel Carneiro da Frada e, também, a Inês e o Salvador Ribeiro.

Quer através da chamada de atenção à “ecologia integrada” do Papa Francisco e o papel central da família na formação e fortalecimento dos cristãos como povo de Deus “a favor” dos valores e do compromisso com o bem comum (Maria João e Manuel), quer na busca dos “testemunhos luminosos que se pautem pela beleza” e a incontornável relevância transformadora da educação dos filhos a favor “da capacidade de esperar” e de descobrir “onde está a alma de cada filho” (Inês e Salvador), o Painel foi, sem dúvida, momento especialmente interpelante e mobilizador dos casais equipistas na Igreja e na Sociedade!

 

Programa da Supra-Região e Envio

 

O Encontro Nacional 2021 culminou, por fim, na apresentação pelo casal supra-regional – Margarida e José Alberto Machado da Silva – do programa da Supra-Região para 2021-2022, organizado a partir, essencialmente, do eixo “ESCUTAR, RENOVAR-SE e ENVOLVER-SE”, vertido nas Orientações da ERI para 2021-2022.

 

No final, o Centro Pastoral Paulo VI ergueu-se, em uníssono, pronto para a missão e sintonizado com o mote-desafio “a quem iremos, Senhor?”, para receber a Bênção do Conselheiro Espiritual da Supra-Região, Padre Nuno Rocha. Magnificat, Magnificat!

 

Equipas de Nossa Senhora