Encontro de Responsáveis de Setor das Equipas de Nossa Senhora em Santa Cruz

Este Encontro decorreu no Setor Leste, domingo, dia 6 de Junho, em casa do seu Casal Responsável, Mariana e Bento. Bem hajam pelo acolhimento caloroso e amigo, pela partilha do seu lar e da refeição fraterna, muito apreciada, ao fim de uma longa tarde de trabalho.

 

Neste Encontro tivemos a alegria da presença do Sr. Bispo D. António Carrilho; sempre atento à acção do Movimento na Região e às suas propostas. O seu contributo foi muito valioso, quer em orientações pontuais, específicas do Movimento, quer na ligação destas à Diocese. Alertou para a importância da participação dos Movimentos nas actividades diocesanas e paroquiais, numa abertura às comunidades; “uns ao lado dos outros”; “a unidade é criada na diversidade”; “a pastoral é deficiente por falta de comunhão”.” Apelou a uma Pastoral Coordenada, no aprofundamento da Acção Pastoral. Lançou o repto como reflexão: O que fazer na Pastoral Juvenil e na Pastoral da Família? O que pode estimular, motivar os jovens para o casamento na Igreja? Quando iniciar esta preparação?

 

Após as informações dadas pelo Casal Responsável de Região, foi feito um Pôr-em-Comum das Actividades dos Setores, destacando-se o envolvimento dos casais, no acolhimento à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima nas paróquias, nas actividades do Ano Sacerdotal, nos Retiros das ENS, com a participação de 125 casais, apesar das intempéries do temporal de 20 de Fevereiro; a solidariedade dos casais, inclusive a nível nacional, a famílias que perderam os seus bens no referido temporal; O Encontro/convívio no Setor Leste, uma actividade que resultou muito bem nos seus objectivos, bem como o Encontro de Conselheiros Espirituais no Setor Oeste. Partilhou-se a alegria da presença e missão do Conselheiro espiritual nas equipas. Focou-se a importância da COMUNICAÇÃO, como pedra angular no Movimento, e daí a importância de um boletim mensal, a nível de Região; iniciativa incentivada e apoiada pelo Sr. Bispo.

 

O balanço dos Setores foi positivo, com um maior cuidado na consolidação e fortalecimento das equipas existentes; o nascimento de duas novas equipas no Funchal, Fx29 e Fx30, e outra já formada no Setor Oeste; uma maior participação dos equipistas nas actividades do Movimento em alguns Setores.

 

Foi discutida a proposta do Plano de Região para 2010-2011, com grande ênfase na FORMAÇÃO, segundo o Novo Modelo, com propostas aliciantes e muito bem orientado. Para além das actividades já programadas, ditas normais, salientamos a Reunião de Supra-Região, uma actividade nacional, no fim-de-semana de 19 e 20 de Março de 2011, na nossa ilha. Motivo de alegria para a nossa Região.

 

O encerramento das Actividades da Região será nas Quatro Estradas, no dia 11 de Julho, num PIC-NIC, com eucaristia às 12h, animada pela Equipas Jovens de Nossa Senhora. Convidamos outras famílias a se juntarem a nós.

 

Referimos o tempo dedicado neste Encontro à análise/reflexão da síntese das Reflexões feitas pelos equipistas às Questões lançadas pelo Sr. Bispo no Encontro/convívio de Conselheiros Espirituais, em Outubro de 2009, as quais mencionamos:

 

  • As Equipas de Nossa Senhora, na nossa Região, estão a corresponder à sua finalidade?
  • Como é que as Equipas de Nossa Senhora fazem a sua inserção na Diocese, Comunidades Paroquiais e várias Actividades Eclesiais?
  • Quais as dificuldades que temos encontrado na Expansão do Movimento?

 

A reflexão e respostas a estas questões resultou num trabalho sério,”com substância”, digno de ser partilhado.

 

Este Encontro terminou com a oração da MAGNIFICAT e um jantar fraterno.

Equipas de Nossa Senhora