Encontro anual das regiões Lisboa 1 e 2
Com o tema “A Beleza do Ser Humano – Imagem de Deus” propusemos uma reflexão sobre a dignidade do ser humano, hoje pouco ou nada valorizada, estando ameaçada de diversas formas. Podemos ler no livro do Genesis, “Deus criou o homem à Sua imagem, à imagem de Deus Ele o criou, homem e mulher Ele os criou… e Deus viu tudo o que tinha feito: e era muito bom.” (Gn 1, 27-31). Redescobrir e saborear que somos “obras-primas de Deus”, criaturas únicas e irrepetíveis, feitas à Sua imagem e semelhança, desperta em nós admiração pelo belo com que cada um foi criado e é chamado a edificar todos os dias. Beleza esta que ultrapassa largamente o sentimento superficial do agradável, do estético e do aprazível. O ser humano é portador de uma beleza sublime, porque é habitado por Deus. Consciencializarmos esta sacralidade da pessoa humana na sua totalidade responsabiliza-nos como cristãos, individualmente e em casal, a promover a dignidade da pessoa humana e a transmitir os seus direitos inalienáveis.
Com este encontro, nomeadamente com o contributo dos nossos convidados, dos quais destacamos o Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, procuramos inspirarmo-nos a ser obreiros na humanização das relações sociais nas diferentes comunidades que habitamos: a nossa família, a nossa equipa, a igreja, o local de trabalho, reafirmando sempre a centralidade da pessoa humana. O mundo precisa de símbolos e de pontos de referência, de rostos concretos que sejam portadores de luz. Os testemunhos que tivemos oportunidade de escutar ao longo deste dia enriqueceram-nos e ajudaram-nos a sair deste encontro mais comprometidos uns com os outros e com a nossa missão de casais cristãos.
A par destas reflexões montamos uma pequena exposição com peças de arte realizadas maioritariamente por equipistas, e que decorreu durante todo o dia no hall de entrada da sala de conferências. A expressão da arte nas suas diferentes vertentes pode ajudar a contemplar as cores, as formas, e sobretudo a alma do sentimento que nos conduz à beleza do transcendente.
Durante a refeição fizeram-se equipas mistas. À luz da interpelação de um texto do Pe. Caffarel em que exorta os casais cristãos a serem verdadeiras testemunhas de Deus vivo, pela sua vida e pelo seu amor de casal, procurou-se refletir e partilhar a experiência de cada um. Sentiu-se a presença de Cristo Vivo e Ressuscitado a unir-nos e a fazer-nos importantes uns para os outros.
No final do encontro, era a ALEGRIA que se espelhava em todos os rostos. Aproveitou quem participou. A presença de Deus faz-nos ser diferentes e engrandece a BELEZA do nosso SER HUMANO. Quem participou sentiu. Quem esteve saiu mais BELO!
Nelita e Nuno Rebordão Pires
Casal Responsável da Região Lisboa 2
Nota: Este artigo foi publicado na Carta das ENS n.º 57, com outras fotografias.