Quaresma e Páscoa 2022

 

Domingo Páscoa
Região Setúbal


Desafio: Como viver na Alegria?


Com a sabedoria de agradecer mais do que lamentar, com a capacidade de sentir os mil perfumes da existência e inebriar-se com eles; com a disponibilidade para ver a beleza não apenas com os olhos, mas também com o coração.
Visite-nos Senhor, a Tua alegria
Que ela seja o sinal da leveza com que nos vês.
Que a alegria nos ensine a arte da vida abundante e multiplicada
Da vida entregue aos outros, na criatividade de gestos que revelem o teu rosto.
Despertar: Para Deus… Ele está vivo no meio de nós. Ressuscitou


Palavra de DEUS


LEITURA I Act 10,34.37-43
Deus ungiu com a força do Espírito Santo a Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem e curando a todos os que eram oprimidos pelo Demónio, Deus ressuscitou-O ao terceiro dia


Salmo 117 (118)

Este é o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria.


LEITURA II – Col 3,14

Afeiçoaivos às coisas do alto e não às da terra.


EVANGELHO Jo 20,19
viu e acreditou. Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

 

Convite à Reflexão:
Jesus ressuscitou como havia dito.
O Pai permanece fiel com todo o seu amor. E amar é dizer ao outro “Tu não morrerás”.
É essa a garantia de Deus, o seu definitivo gesto que recria toda a história.
Cristo vive, isso é uma garantia de que o bem se pode tornar caminho na nossa vida e de que as nossas fadigas servirão para alguma coisa. Então podemos deixar as lamentações e olhar para a frente, porque com ELE é sempre possível. É essa a segurança que temos. Jesus é o eterno vivente. Agarrados a Ele viveremos e atravessaremos todas as formas de morte e de violência que se nos deparem no caminho. (Papa Francisco)


Proposta para o Casal/família:


PCE – Palavra de Deus
Coloca Senhor a nossa vida inteira a respirar dentro de Ti.
Tantas coisas seriam diferentes se cada pessoa habitasse por pouco que fosse a morada do seu coração. Desafiamos cada um a recolher-se no espaço da sua alma e escutar a vida a partir da Palavra de Deus onde o Espírito se revela mestre.
Façamos festa. Vivamos na alegria e na liberdade de ressuscitados, cada instante da vida.

 

 

 

 

 

Domingo Ramos
Região Cascais Oeiras


Desafio: 6º sentido – Intuição / Discernimento


O que é que amamos quando amamos Deus?
O amor de Deus passa pelas coisas sensíveis e exprime-se sensorialmente. A claridade da luz, o cheiro transparente e enigmático das flores, os sabores e delícias do mundo, a impressiva sonoridade do real, o toque do abraço…
Despertar: Dar sem esperar! Afastar as palavras que servem apenas para evocar cansaços, desânimos, distâncias… Que vivamos o quotidiano como uma ousadia para servir de forma gratuita, indo com amor ao encontro do outro, como Jesus vem ao nosso encontro.
Senhor, dá-nos a possibilidade de nos deslumbrarmos com a surpresa que os dias trazem pela mão. Dá-nos a graça do canto, do assobio, do riso partilhado, do viver sem pressa…


Palavra de DEUS


LEITURA I – Is 50,4-7

O Senhor deume a graça de falar como um discípulo, para que eu saiba dizer uma palavra de alento aos que andam abatidos


Salmo 21 (22)

Heide falar do vosso nome aos meus irmãos, heide louvar-Vos no meio da assembleia.


LEITURA II Filip 2,611

Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem no céu, na terra e nos abismos…


EVANGELHO – Lc 22,14-23,56

O maior entre vós seja como o menor e aquele que manda seja como quem serve.
«Orai, para não entrardes em tentação».
«Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem».
«Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito».


Convite à Reflexão:
Um ritmo, uma fadiga, uma respiração, uma voz, uma pele, uma luz e uma sombra, uma presença, um bater de coração, uma coroa de espinhos, uma errante alegria… é o chamamento vivo de amor. Parece uma coisa simples, mas trata-se no fundo da tarefa mais fundamental do percurso de fé: perceber que acreditar em Deus é reconhecer o quanto Deus nos ama. Só a descoberta do amor incondicional de Deus nos pode curar.


Proposta para o Casal/família:


PCE – Retiro
Procuremos fazer uma paragem… reunir todos os nossos sentidos e perceber onde estamos e para onde queremos ir. Estamos no caminho certo? Permitimos que Jesus nos acompanhe e nos dê sugestões? Como acolhemos a diferença? Façamos um balanço de coração e reunamos energias para entrar na semana maior. Acompanhemos Jesus e o seu grande exemplo de entrega de amor

 

 

 

5º Domingo Quaresma
Região AlentejoAlgarve

 

Desafio: Ler com o nariz

 

A amizade dos nossos amigos perfuma o nosso caminho. Os perfumes são um sinal importante da alegria e do encontro. Os odores permitemnos viajar no tempo e dentro de nós. Permitemnos desfolhar páginas da nossa história e avivar memórias.
É por Cristo, com Cristo e em Cristo que somos aquele odor agradável que sobe até Deus.

Perguntemonos: O perfume serve para nos escondermos ou para nos revelarmos?

Só a paciência permite uma respiração longa, distendida e aberta, que ao contrário do nosso respirar ofegante, consegue aspirar o perfume do instante.

Despertar: Para o olfato… O olfato é uma espécie de escuta; escutar esta linguagem silenciosa que nos aproxima de Deus e dos outros. Ele não ocupa espaço, mas impregna a realidade. Vamos dar atenção ao elogio como perfume. Vamos elogiar/louvar quem no nosso quotidiano faz com que tenhamos pão fresco verduras e legumes, comida confecionada, casa limpa e roupa lavada, trabalho, espaço de reflexão e diálogo….


Palavra de DEUS

 


LEITURA I Is 43,1621

«Não vos lembreis mais dos acontecimentos passados, não presteis atenção às coisas antigas. Olhai: vou realizar uma coisa nova, que já começa a aparecer; não a vedes?


Salmo 125 (126)

À ida, vão a chorar, levando as sementes; à volta, vêm a cantar, trazendo os molhos de espigas.


LEITURA II Filip 3,814

Só penso numa coisa: esquecendo o que fica para trás, lançarme para a frente, continuar a correr para a meta,


EVANGELHO Jo 8,111

«Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?».
Ela respondeu: «Ninguém, Senhor». Disse então Jesus:
«Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar».


Convite à Reflexão:

O incenso e os perfumes têm por objetivo deliciar, acordar e purificar os nossos sentidos, a fim de melhor nos predispor à contemplação. O perfume é uma expressão de consolação, onde a vida se celebra. É um louvor sem palavras, uma melodia intensa que ouvimos na transparência.

O que nos deve entrar pelas narinas é esta boanova: Somos de Cristo.

Cada instante tem o seu odor. Cada estação. Cada pessoa.


Proposta para o Casal/família:


PCE Oração pessoal

Sentate aqui, ao pé de mim, fala comigo Senhor;

Deixame repousar a cabeça nas tuas palavras, sentir o perfume da tua presença, confiar em ti;

Ensiname a ser humilde e manso de coração e acima de tudo ensiname a verme como ressuscitado, salvo, resgatado a partir do momento em que me entrego a ti.

A oração é puro perfume quando aceita ser gratuita e não se prende aos porquês e para quês.

 

 

 

 

 

 

 

4º Domingo Quaresma
Região Sintra Oeste

 

Desafio: Deixa-te tocar

 

Nenhum de nós viu Deus… no entanto a Sua presença, a forma como o Seu amor nos toca, dá sentido ás nossas vidas.
O que é tocar? Por vezes, a nossa vida mesmo na dimensão espiritual, é como uma dança em que nunca tocamos, nem permitimos que nos toquem. Confiamos demasiado nas palavras, acreditando que elas bastam.
Quando não nos deixamos tocar a dificuldade está em nós mesmos. O problema de fundo é não conseguirmos amar, não gostarmos de nós, da nossa cara do nosso corpo, da nossa idade da nossa cultura do que temos ou não temos. Não gostamos, não amamos. Somos infelizes. Aprender a amar-se a si mesmo é tarefa de uma vida inteira. Quando nos amamos a nós próprios sabemos também amar os outros.
Despertar: Para o Toque…deixa-te tocar por alguém ou por alguma coisa cada dia. Deixa-te tocar pela misericórdia. Desperta para o sacramento da reconciliação e sente o toque do abraço do Pai que nos espera pacientemente, cheio de amor.

 

Palavra de DEUS

 

LEITURA I – Jos 5,9a.10-12

Os filhos de Israel não voltaram a ter o maná, mas, naquele ano, já se alimentaram dos frutos da terra de Canaã.

 

Salmo 33 (34)

Enaltecei comigo ao Senhor e exaltemos juntos o seu nome.

 

LEITURA II – 2 Cor 5,17-21

Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. As coisas antigas passaram; tudo foi renovado. Tudo vem de Deus,

 

EVANGELHO – Lc 15,1-3.11-32

Ainda ele estava longe, quando o pai o viu: encheu-se de compaixão e correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos.

 

Convite à Reflexão:
O mais comum é agradecer o que nos foi dado. E não nos faltam motivos de gratidão. No entanto enquanto não agradecermos a Deus, à vida ou aos outros o que não nos deram, parece que a nossa prece permanece incompleta. Facilmente vivemos com o ressentimento pelo que não foi dado, a compararmo-nos e a considerarmo-nos injustiçados. Podemos olhar o que não nos foi dado como a oportunidade, de fazer um caminho de aprofundamento e de ressurreição.

 

Proposta para o Casal/família:

 

PCE – Oração conjugal

O abraço não é uma coisa que tu me dás ou que eu te dou, é um lugar novo, um lugar que ainda não existia no mundo e que juntos encontramos. Não se pode rezar em comum sem que marido e mulher saibam pedir e dar o perdão. Perdoar é acolher o outro na intimidade do nosso coração. Explorar o abraço, o acolhimento a festa do reencontro, o perdão a reconciliação. Rezemos, rezemos juntos.

 

 

 

3º Domingo Quaresma
Região Lisboa 2

 


Desafio: Olha tudo de novo pela primeira vez

 


Despertar – Para ver… Sair dos nossos círculos fechados das nossas interrogações e evidências e levantar os olhos além do chão, abrir a janela do coração e contemplar a imensidão do que somos, do que temos. Vivemos em gratidão? Partilhamos o que somos, o que temos?
Deus não fecha os seus olhos, não os afasta de nós em tempo algum. Precisamos de ganhar confiança neste olhar de Deus. No olhar de Jesus encontramos o olhar amoroso de Deus que anda à nossa procura para transformar o nosso coração.


Palavra de DEUS


LEITURA I Ex 3,18a.1315

Moisés olhou para a sarça, que estava a arder, e viu que a sarça não se consumia. «Vou aproximar-me, para ver tão assombroso espetáculo: por que motivo não se consome a sarça?»
O Senhor viu que ele se aproximava para ver.


Salmo 102 (103)

O Senhor é clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade.


LEITURA II – 1 Cor 10,16.10-12
Portanto, quem julga estar de pé, tome cuidado para não cair.

 

EVANGELHO Lc 13,19

‘Senhor, deixaa ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo. Talvez venha a dar frutos. Se não der, mandá-la-ás cortar no próximo ano».


Convite à Reflexão:
Precisamos de aprender a simplicidade de ver a nossa história como ela é, aceitar a vida sem moralizar, sem encobrir, sem pôr debaixo do tapete, expondo a nossa pobreza na confiança de que Ele pode transformar-nos. O Senhor diz-nos que a vida é mais do que a nossa casa, o nosso trabalho, a nossa perspetiva de reforma… mais do que as coisas que amontoamos. Se estamos de olhos fechados, só vemos o que queremos ver! É preciso abrir os olhos para que o medo dê lugar à alegria.


Proposta para o Casal/família:


PCE – Regra de Vida, dar um passo mais além, ir mais longe…


Esta semana vamos olhar os outros com espanto. Valorizá-los e acreditar na sua beleza criadora.
Vamos despertar para o elogio. Olhar para as necessidades de quem por nós passa e pensar na partilha como esmola – fazer-se próximo. Rezar para conseguir que o colírio de Jesus clarifique o nosso olhar e nos ajude a praticar o perdão: Perdoo-me, perdoo-te, perdoo toda a gente. A minha tarefa é perdoar. Que o nosso olhar cresça no amor!

 

 

 

 

 

2º Domingo Quaresma
Região Lisboa 1

 


Desafio: Abre o ouvido do teu coração

 


Despertar para o que é escutar.
A escuta não é apenas a recolha de sons. Antes de tudo, é atitude, é inclinarse para o outro é a isponibilidade para acolher o dito e o não dito. É um despertar de consciência uma atenção ao que está ao nosso lado, ao aqui e ao agora.
Escutar é um exercício de resistência. É um fio frágil e poderoso que nos prende à vida. Sem a escuta, rapidamente a nossa vida se torna invadida, colonizada, uma vida que não nos pertence.
Despertemos… A qualidade da escuta determina a qualidade da resposta.
O que é que Jesus nos pede nesta caminhada? Como estamos a responder? Estamos a ouvir?

 


Palavra de DEUS

 


LEITURA I Gen 15,5 12.1718
Deus levou Abrão para fora de casa e disselhe:
«Olha para o céu e conta as estrelas… «Assim será a tua descendência».

 

Salmo 26 (27)

Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica, tende compaixão de mim e atendeime.

 


LEITURA II Filip 3,174,1

Porque há muitos, de quem tenho falado várias vezes e agora falo a chorar, que procedem como inimigos da cruz de Cristo.

 


EVANGELHO Lc 9,28b36

«Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutaiO». Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho. Os discípulos guardaram silêncio


Convite à Reflexão:

A verdadeira escuta pede que nos tornemos surdos. Que surdez é esta?
É aquela que brota do abandono nos braços de Deus. Só com o esforço de conservarmos o nosso espírito surdo no tempo de oração, conseguiremos rezar. À nossa volta tudo é som por muito que procuremos encontrar um silêncio. O silêncio não é simplesmente exterior. É preciso ter silêncio no coração. É preciso decisão e empenho.


Proposta para o Casal/família:


PCE Dever de sentar

 


A vida de cada um de nós não se basta a si mesma: precisaremos sempre da audição do outro, que nos vê de outro ângulo, com outra perspetiva e outro humor.
Padre Caffarel: Porque há silêncios inimigos do amor marcai um encontro convosco próprios…
abandonai a praia e ide para o altomar…entrai na paz do Senhor… ide às fontes do vosso amor
partilhai o que vai no coração confrontai o ideal e a realidade… tomai resoluções práticas…
consolidai o amor!

 

 

 

1º Domingo Quaresma
Região Loures e Vale do Tejo

 

Desafio: Devagar para saborear

 

Despertar para saborear cada momento do dia; Saborear a presença de Deus no encontro connosco próprios ou com os outros … numa oração, num diálogo, numa leitura.
Despertar para o jejum – Quando não comer é uma oração Há em nós um desejo de ser ou de viver, que nenhum alimento do mundo pode saciar. A nossa fome não é só de pão, mas do desejo de nos libertarmos das máscaras, reconhecendo a nossa verdadeira fragilidade… desejo de nos transformarmos no sonho de Deus.

 

Palavra de DEUS

 

LEITURA I – Deut 26,4-10

Conduziu-nos a este lugar e deu-nos esta terra, uma terra onde corre leite e mel. E agora venho trazer-Vos as primícias dos frutos da terra que me destes, Senhor’.

 

Salmo 90 (91)

Estai comigo, Senhor, no meio da adversidade.

 

LEITURA II – Rom 10,8-13

Que diz a Escritura? «A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração». «Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido».

 

EVANGELHO – Lc 4,1-13

Jesus, cheio do Espírito Santo,…Durante quarenta dias, esteve no deserto, e foi tentado pelo diabo.
Jesus respondeu-lhe: ‘Nem só de pão vive o homem’».
Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’».
‘Não tentarás o Senhor teu Deus’».

 

Convite à Reflexão:

A expectativa de Jesus é que Ele possa inspirar vidas saborosas cheias de gosto e alegria de viver.
O sabor não se adquire exteriormente, mas é algo que requer empenhamento, atenção, sensibilidade, tempo… é algo em que nos tornamos!
Sem lentidão não há paladar. Dar tempo para degustar – contemplar com as papilas gustativas.
Aprender a mastigar os acontecimentos, embebendo-os com a Palavra de Deus, absorver o essencial do quotidiano como fruto de uma boa digestão de vida.

 

Proposta para o Casal/família:

 

PCE – Eucaristia (fonte de Amor)

 

Interroga-nos o Pe.Caffarel: “Marido e Mulher, vós que comeis a carne de Cristo e bebeis o seu sangue, como não vos haveis de amar com um amor diferente dos outros homens, com um amor ressuscitado?”

Na migalha minúscula colhemos o máximo da doçura. O sabor revela, ilumina, dissemina-se por dentro de nós e torna-se vida.

 

 

 

 

 

 

A vida está cheia de rotinas e é com elas que diariamente convivemos. São elas que nos levam ao encadeamento de tudo o que fazemos e nos obrigam a pautar o tempo, a cumprir horários.
Há sempre algo que nos faz despertar, nos impele a sair de um estado de letargia para um outro onde há mais vida … o início de um novo dia!

 

Toca a Despertar – o despertador toca!
Bom dia!!! Quando despertamos …

 

A quem falamos? Quem escutamos? Quem desejamos ver? Que perfume inspiramos? Quem e como abraçamos? Como discernir a vontade de Deus? Que sentido temos de Deus?

 

Despertemos para a presença amorosa de Deus que caminha connosco no dia a dia, clamando e desejando a nossa atenção.

 

Este é o tempo favorável para colocarmos todos os nossos sentidos em alerta máximo. Sentir o toque de Jesus. Ele levanta-nos do peso do dia. Ele segreda-nos, sopra-nos perfuma-nos… É urgente o amor. É urgente despertar “ O ser Humano que Cristo cria em nós”.

 

Não nos cansemos de fazer o bem – semear o bem como nos pede o Papa Francisco na sua mensagem de quaresma 2022.

 

Programemos o despertador com lembretes ao longo do dia. Façamos propósitos de vida.
Combatamos o comodismo, a desatenção e a indiferença.

 

Abramos o coração à conversão, à novidade, ao espanto e à surpresa.

Captemos sabores, cheiros, visões, sons e sensações tácteis da alma.

As Regiões da Província Sul vão-nos ajudar a fazer caminho, com propósitos concretos para cada semana.

 

Vamos fazer…
Vamos pensar…
Ainda bem que toca o despertador!

Equipas de Nossa Senhora