50 anos da Equipa Lisboa 36

BODAS DE OURO

1964-2014

 

A Equipa foi-se formando a partir de um núcleo inicial, que foi crescendo com a agregação de novos casais escolhidos pelos que já estavam.

 

Os sete casais tinham idades próximas, 3 a 5 anos de casados, 1 a 3 filhos e a maioria com a vivência da Acção Católica, em especial da Juventude Universitária Católica.

 

No dia 11 de Outubro de 1964, com o acordo de todos, a equipa foi para a frente! Até hoje! Graças a Deus!

 

O primeiro encontro realizou-se em casa de um dos casais iniciais – parece-nos que foi há pouco tempo! – reunindo sete casais, o Conselheiro Espiritual e o Casal Piloto indicado pelo Secretariado das ENS.

 

Para comemorar a passagem do quinquagésimo aniversário da primeira reunião, realizámos no passado dia 11 de Outubro um encontro de todos os casais actuais mais um elemento da equipa inicial, que está viúvo, com uma celebração eucarística presidida pelo nosso Conselheiro Espiritual, a que se seguiu um jantar de convívio.

 

Na Oração dos Fiéis cada elemento da equipa fez uma meditação sobre os pontos mais salientes da sua vida na equipa e no movimento, desde a sua entrada até aos dias de hoje, da sua evolução como matrimónio católico, do que ganhou em espiritualidade, crescimento da fé e conhecimento de Deus.

 

Também na celebração eucarística, relembrámos e agradecemos a Deus a ajuda que recebemos daqueles com quem fomos fazendo a caminhada de busca de Deus verdadeiro.

 

Lembrámos a importância do Casal Piloto – a Helena e o Alberto Vaz da Silva – que tão profundamente alicerçaram a equipa, com a sua entrega à missão que lhes foi confiada.

 

Agradecemos a graça que Deus nos concedeu assegurando sempre a presença de Conselheiros Espirituais que nos acompanharam:

 

– esclarecendo, formando e incentivando o encontro com a palavra de Deus;

– nas celebrações dos baptizados e casamentos dos nossos filhos e netos;

– nas datas comemorativas da vida dos casais.

 

A amizade dos casais foi crescendo com as reuniões mensais que tinham sempre a presença de todos ao jantar, muitos encontros de convívio – facilitados pelo frequente nascimento de filhos que em pouco tempo chegaram aos 32 – e com a grande ajuda dos pontos de esforço que o movimento oferecia.

 

Claro que tem sido uma longa caminhada, com hesitações no caminho, nos métodos, na disponibilidade mas, mantendo o objectivo inicial, conseguimos regressar sempre às propostas do programa das ENS.

 

Entendemos e aceitámos a importância dos pontos de esforço e da entreajuda através da partilha e do pôr em comum.

 

O valor da Oração e da Meditação para o crescimento espiritual, o Dever de se Sentar com Deus sempre presente ajudando a caminhada do casal na sua reflexão sobre o último mês e na programação da sua vida no mês seguinte, tudo alimentando o discernimento, a reflexão e sempre a renovação individual e do casal.

 

Com a passagem dos anos Deus foi chamando alguns dos nossos companheiros da equipa inicial, neste momento já são muitos, mas o reconhecimento do enriquecimento que as ENS nos tinha trazido levou-nos a nunca deixar acabar a equipa.

 

Assim, há 22, 15 e 8 anos juntaram-se a nós mais três casais que nos permitiram continuar a caminhada com nova entreajuda e nova vitalidade, sempre recomeçando a descoberta de Deus e do que é ser matrimónio católico no mundo de hoje.

 

Lembramos ainda a grande contribuição do “Novo Fôlego” para a maior abertura dos casais à importância de participar activa e efectivamente no apostolado social, em organizações civis ou religiosas.

 

Também lembramos sempre os grandes encontros e peregrinações internacionais, em que a presença do Espírito Santo se torna extraordinariamente evidente.

 

Terminamos agradecendo e louvando a Deus pelas grandes oportunidades que nos tem dado, através do movimento das ENS.

 

Com amizade,

Equipa L36

Equipas de Nossa Senhora