1º Encontro de Lyon alargado
“Sois chamados à santidade. E é no e pelo casamento que deveis caminhar para ela.” Pe. Henri Caffarel
Ocorreu no O Botãozinho – Centro de Cooperação Familiar, no passado dia 2 de junho, o primeiro Encontro de Lyon Alargado do Setor Cascais A, da Região Cascais/Oeiras. Este encontro alargado teve como objetivo celebrar o final dos trabalhos deste ano dos Encontros de Lyon.
“Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei.” Isaías 46, 4
As equipas mais antigas passam naturalmente pela fase de desagregação. Começam a sofrer o desgaste da idade, morte de alguns elementos e incapacidade de organizar uma reunião ENS em suas casas. No entanto, a vontade de pertencer à sua equipa base e ao movimento mantém-se.
Os Encontros de Lyon foram criados para promover a partilha de experiências destes casais com tanta história, facilitar o seu reencontro e promover o encontro de casais e viúvas com as mesmas dificuldades. A inspiração destes encontros baseou-se na vida e obra do Pe. Caffarel, e por isso foram batizados com o nome da sua cidade natal.
As reuniões acontecem em casa de um casal do setor (com acessibilidades facilitadas e sem degraus), começam com a leitura da palavra de Deus e oração, partilha da experiência dos pontos concretos de esforço na sua vida, debate de um tema baseado na obra escrita do Pe. Caffarel, e terminam com um lanche partilhado. As reuniões ocorrem a cada 6 semanas, o conselheiro espiritual do Setor acompanha esta equipa e estão presentes alguns dos casais da equipa de setor, que promovem a dinâmica da reunião.
Estes casais têm como trabalho entre reuniões o estudo do tema/obra do Pe. Caffarel e oração pelas equipas que estão em pilotagem e pelos sacerdotes.
“Eu gostaria que vocês, ao irem para a oração, estivessem profundamente convencidos de que estão sendo esperados pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo.” Pe. Henri Caffarel
Foi o final deste primeiro ano de atividade que foi celebrado neste encontro alargado. Estiveram presentes os casais que compõem os Encontros de Lyon, os casais que compõem as equipas em pilotagem e a equipa de setor.
Foi um momento de partilha de experiências; o casal Ana e Manuel Leal partilharam a sua vida e história na Parede 1, a Tó e Zé Moura Soares partilharam os longos anos e tarefas que tiveram no movimento, a fechar o painel, Fátima Carioca responsável pela Supra Região Portugal, deixou uma mensagem de ânimo para as novas equipas que agora estão a iniciar a sua pilotagem. No final, encerrámos com a eucaristia, animada pelos casais mais jovens e com a agitação natural das crianças presentes.
A partilha entre todos foi muito intensa e profunda, e foi possível conhecer algumas das pessoas por quem os casais tinham rezado ao longo do ano.
“Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’.” 1 Pedro 5, 5
No final, ficou a promessa: para o ano regressamos.
Catarina e Pedro Antunes
CR Sector Cascais A