Apelo à colaboração na Jornada Mundial da Juventude
«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39)
A XXXIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023) irá decorrer em Lisboa, em Portugal entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023. Na sua mensagem para o lançamento desta Jornada, o Papa Francisco lembra-nos que “No troço de estrada que ainda nos falta para chegar a Lisboa, caminharemos juntos com a Virgem de Nazaré, que, imediatamente depois da Anunciação, «levantou-se e partiu apressadamente” para ir ajudar a prima Isabel. Comum aos três temas é o verbo levantar-se, palavra (é bom lembrá-lo!) que significa também «ressuscitar», «despertar para a vida».”
Maria deixou-se interpelar pela necessidade da sua prima idosa. Não se escusou, não ficou indiferente. Pensou mais nos outros do que em si mesma. E isto conferiu dinamismo e entusiasmo à sua vida. Cada um de vós pode perguntar-se: Como reajo perante as necessidades que vejo ao meu redor? Busco imediatamente uma justificação para não me comprometer, ou interesso-me e torno-me disponível?
A SR Portugal apela ao espírito de acolhimento que tanto caracteriza as ENS, para que abram a porta da vossa casa aos jovens que vêm participar nesta Jornada.
Famílias de Acolhimento – Precisam-se
Disponibilizem-se como famílias de acolhimento. Basta espaço de chão e pequeno-almoço de 1 a 6 de agosto, o resto é por conta da organização.
Testemunho de Casal equipista sobre a sua decisão de ser família de acolhimento durante a JMJ, e também sobre sua experiência no acolhimento de um casal libanês durante a o Encontro Internacional da ENS em Fátima (2018).
Ministros da comunhão – Precisam-se
Participe como ministro extraordinário da comunhão. Serão precisos mais de 7 mil ministros nos eventos centrais com o Papa. Caso não tenha formação esta será assegurada previamente.
As inscrições devem ser feitas na vossa paróquia.
Contamos com a vossa Disponibilidade e participação.
“A cada um e cada uma de vós renovo o meu caloroso convite a participar na grande peregrinação intercontinental dos jovens que culminará na JMJ de Lisboa” [Papa Francisco, na Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria,15 de agosto de 2022.]