80 anos das ENS em Santarém
Parabéns ENS – Equipas de Nossa Senhora
No mês de fevereiro celebra-se os 80 anos da primeira reunião de equipa, a primeira pedra na construção do Movimento das Equipas de Nossa Senhora que apoia casais na sua caminhada para a santidade no matrimónio. Foi no ano de 1939 que quatro jovens casais, ricos em amor renovado e cristãos convictos, quiseram viver o seu amor á luz da Fé. Pediram, então, ao Padre Henri Caffarel que os guiasse nesta procura. O Padre tocado pelo Amor do Senhor, respondeu-lhes: -“Façamos o caminho juntos”.
Assim, o Padre Caffarel e os quatro casais, desejosos de se santificarem no e pelo sacramento do Matrimónio começaram a reunir-se, dando início a um grande acontecimento na Igreja da época, e tornando-se um sinal visível da sabedoria de Deus.
A primeira de muitas reuniões realizou-se em Paris, a 25 de fevereiro de 1939 pelo que o Setor das ENS de Santarém convidou todos os casais e jovens pertencentes ao Movimento das Equipas de Nossa Senhora a celebrarem este dia, em comunidade alargada, numa eucaristia. Assim pelas 19 horas na Igreja de S. Nicolau em Santarém, muitos casais e Jovens juntaram-se para dar Graças a Deus por este Movimento.
O Padre Francisco Ruivo, conselheiro espiritual do Setor de Santarém, lembrou as palavras do Padre Caffarel e referiu a importância da Reunião Mensal como momento de: celebrar a vida conjugal, familiar e comunitária; fortalecer a espiritualidade conjugal; criar atitudes apostólicas, missionárias e pastorais e uma oportunidade de formação permanente. A reunião de equipa é a vida e a alma de uma Equipa de Nossa Senhora. Os Jovens das EJNS também estiveram presentes e foram os responsáveis pelos cânticos da celebração. A sua juventude e alegria contagiaram-nos e ajudaram todos a encontrar o essencial. Em ação de Graças, rezámos em conjunto a oração pela canonização do Padre Henri Caffarel e terminámos com o Canto de Maria -Magnificat.
No final, todos os casais equipistas acenderam uma vela a Nossa Senhora agradecendo a sua presença e colocando-se sob a sua proteção.
Saímos acompanhados pelo Senhor e com grande felicidade, visível nos sorrisos, conversas e cumprimentos que se trocaram no adro da Igreja. Foi uma celebração muito vivida e cheia de significado para todos os presentes. Ser equipista e pertencer ás ENS é estarmos acompanhados. É sermos parte de um movimento alargado que nos apoia e conduz. É estarmos em Igreja e sermos Igreja.