Reunião da Supra Região – Janeiro de 2017
Nos dias 14 e 15 de janeiro de 2017 teve lugar em Santo Antão do Tojal, concelho de Loures, a primeira reunião do ano da Supra Região Portugal. Foram dois dias intensos, com uma agenda carregada de trabalho e de encontro com os equipistas da Região Loures e Vale do Tejo, que foram os anfitriões desta atividade.
À chegada à Casa do Gaiato, onde decorreram os trabalhos, a Equipa da SR foi acolhida pelo Casal Responsável da Região Loures e Vale do Tejo e pelos casais responsáveis dos sectores A e B, os quais se mantiveram durante todo o fim de semana disponíveis para apoiar logisticamente o evento, numa manifestação de espírito de serviço que é justo salientar.
Os trabalhos iniciaram-se com a oração da manhã, a que se seguiu um tempo de formação sobre o tema geral da reunião, “Chamados à Santidade”, orientado pelo Pe. Carlos Delgado, Conselheiro Espiritual da SR. Após estes momentos de enquadramento espiritual, foram abordados assuntos de caráter administrativo e feito o balanço do último Encontro Nacional de Responsáveis, que teve lugar a 26 e 27 de novembro de 2016.
Após o almoço, gentilmente preparado e servido pela equipa da Região Loures e Vale do Tejo, foram analisadas as contas de 2016 do Movimento e feito o balanço da atividade do Secretariado. Seguiu-se o pôr-em-comum das províncias e da Comunicação, destacando-se as ações desenvolvidas pelas estruturas do Movimento desde a última reunião da SR.
A meio da tarde, a Equipa da SR reuniu com todos os casais das equipas de Setor Loures e Vale do Tejo A e B, onde foi possível partilhar alegrias e dificuldades, bem como apresentar projetos e confrontar expectativas. Seguiu-se o Terço e a Eucaristia, na Igreja Matriz de Santo Antão do Tojal, com a presença de muitos equipistas da Região, que responderam ao convite da equipa regional, e um agradável jantar-convívio, com uma sala cheia de casais e filhos.
O serão foi passado na igreja matriz, onde as várias equipas cantaram as janeiras diante da imagem de Nossa Senhora, num momento muito agradável que misturou convívio e oração.
No domingo, depois da oração da manhã, a equipa da SR debruçou-se sobre as propostas de solidariedade para o Encontro Internacional Fátima 2018, sobre a documentação que está a ser produzida pela Equipa Responsável Internacional (ERI) para publicação, sobre a reflexão que tem vindo a ser efetuada pela Equipa da Nova Evangelização, sobre os encontros de animação (Encontros de Equipas em Caminhada, Encontros de Equipa em Comunhão e Encontros de Equipas Novo Fôlego), que terão lugar em Fátima a 18 e 19 de fevereiro, e sobre a formação de casais responsáveis de Setor, que se realizará a 27 e 28 de maio, também em Fátima. Antes do almoço, foi ainda analisado o plano de atividades para 2017/2018, particularmente uma nova modalidade de encontros de animação para equipas com uma caminhada mais longa e o Encontro Nacional de 2017.
A reunião da Supra Região terminou com o almoço final, sempre com a companhia dos casais anfitriões, Lena e Tó Cardoso, Lurdes e Tozé Patrocínio e Filomena e Luís Vieira. Para eles, muito em particular, pela disponibilidade, sentido de missão e amizade demonstradas, como também para os casais das respetivas equipas de Setor e para todas as equipas da Região, fica o agradecimento sentido da Supra Região pelo acolhimento generoso e espírito de serviço com que vivem o Movimento.
—————————————————-
Testemunho do Casal Responsável do Setor Loures e Vale do Tejo A:
1º Dia – Sábado 14/01/2017
Estávamos cientes de que este não ia ser o fim de semana habitual… entre outros deveres, não iríamos poder dar a normal assistência ao tio (já com uma certa idade e a gostar de ser ouvido)…
É que tínhamos sido convocados para acolher a Equipa da Supra Região de Portugal, que tinha decidido deslocar a sua periódica reunião de trabalho em Fátima para a Casa do Gaiato, em Loures.
Entre outros objetivos, tinha a Supra Região, para esta deslocação, um digno propósito (para o qual se terá feito convidada – palavras dos chefes!!!), e que passava por visitar e melhor conhecer a realidade e os equipistas da Região Loures e Vale do Tejo… Aqui, meus amigos, manda quem pode… obedece quem deve!!
Chegámos cedo, fria a manhã, silêncio que se estende, pássaros que se assustam e aquele laranjal dos Gaiatos!!!
Alguns retoques de última hora, tudo no seu devido lugar… não esquecer o café e os bolos!!
Chegam todos os casais previstos a tempo e bem coordenados… Após as boas vindas, e antes de se iniciarem os trabalhos, participámos na oração da manhã, invocando do Espírito Santo, o dom da sabedoria e a proteção de Maria.
A agenda de trabalho da Equipa SR contemplava um tema de formação, orientado pelo Padre Carlos Delgado, que focou no essencial “a santidade em casal”… É verdade que somos por definição um movimento de espiritualidade conjugal, cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o sacramento do Matrimónio… rumo à santidade.
Não deixou de nos agradar vivamente que a Equipa da SR, seguramente com tantos assuntos urgentes para tratar, tenha, mesmo assim, contemplado um tempo para a sua própria formação… De facto, se não nos formamos, se não evoluímos, estagnamos – e deixamos de ser testemunho!!
Tempo depois para uma boa refeição de almoço… cuidar do corpo. Bom ambiente de partilha e comunhão. Todos querem ajudar, todos se levantam, todos, reconhecidos, agradecem o repasto.
Fria a tarde, silêncio que se estende, pássaros que se assustam e aquele laranjal dos Gaiatos!!!
Logo de seguida, era tempo de mais uma sessão de trabalho para a equipa da Supra Região. Para a tarde de sábado, estava planeada a tão desejada reunião com as equipas de sector A e B da Região.
Iniciámos com uma oração, veio a agenda e os trabalhos, onde todos os casais que compõem as equipas de Sector tiveram oportunidade de comentar as suas alegrias, dificuldades, projetos e o que esperavam da Supra Região.
Ficámos com a sensação de termos tido pouco tempo para o diálogo (!!!), já que, passado uma hora, tínhamos que iniciar a recitação do terço na Igreja, onde os equipistas já nos aguardavam.
A Eucaristia que se seguiu foi celebrada por muitos casais da Região, que enchiam a Igreja, pelo Padre Carlos (CE Supra Região), Padre João Prego (CE Vialonga 1) e Padre Agostinho (CE Infantado 1).
De facto, notou-se todo o empenho dos casais de ligação em sensibilizar as equipas para a participação… Bom trabalho!!!
Após a Eucaristia, era tempo de voltarmos à mesa e ao nosso jantar partilhado.
Mais uma vez, no jantar, uma forte adesão de muitos casais equipistas da Região… trazendo os seus pratos para a partilha fraterna. O salão paroquial quase que era curto para acolher tantos casais!!!… A verdade é que a calorosa participação e o ambiente vivido também serviu para “fintar” o frio que chegava com a noite. Bom ambiente!
Não foi por acaso que o nosso Mestre se serviu da mesa para anunciar as muitas e grandes verdades aos seus Apóstolos.
Por fim, foi tempo de voltarmos à Igreja de Santo Antão para as Janeiras a Maria.
Tivemos a participação de 13 equipas que, com uma oração, com quadras ou com canções, louvaram e agradeceram a Maria a sua proteção. A Equipa da Supra Região, talvez contagiada pelo ambiente que se vivia, também se inscreveu, já com as Janeiras a decorrerem, facto que não deixamos de registar!! Nunca é demais louvarmos Maria.
2º Dia- Domingo 15/01/2017
Chegámos cedo, fria a manhã, silêncio que se estende, pássaros que se assustam e aquele laranjal dos Gaiatos!!!
O dia anterior tinha sido intenso e a noite longa. Tivemos que reforçar o café…
Iniciámos os trabalhos com a oração da manhã, orientada pelo “investido” Pedro, e foi mais uma manhã de muito trabalho para a equipa da SR.
Na retaguarda, toda a equipa da Região preparou a refeição com mais tempo, já com algum cansaço, mas com a certeza do dever cumprido…
Fria a tarde, silêncio que se estende, pássaros que se assustam e aquele laranjal dos Gaiatos!!!
Foi tempo de uma última foto de grupo, de trocarmos lembranças, de um aDeus até breve e a certeza de que um dia outros casais, outra equipa Regional repetirá a experiência e viverá este encontro tão intensamente como nós.
“São os jogadores que marcam os golos mas são as equipas que ganham os jogos”!!
Partimos a horas, quente a tarde, silêncio que recolhe, pássaros serenos… e que doçura aquelas laranjas dos Gaiatos!!!
Obrigado Supra Região!!
Lurdes & Tozé Patrocínio – Região Loures e Vale do Tejo – Sector A
—————————————————-
Testemunho do Casal Responsável do Setor Loures e Vale do Tejo B:
No passado fim de semana, 14 e 15 de Janeiro, em Santo Antão do Tojal, mais precisamente na Casa do Gaiato, a Supra Região de Portugal deu o privilégio da sua visita à Região Loures e Vale do Tejo. Verdade que na maior parte do tempo estivemos em trabalho. Contudo, sabermos que temos equipas na nossa retaguarda a colaborar para o bom funcionamento do movimento é deveras muito estimulante para o todo.
Os momentos em que pudemos rezar, conversar, partilhar a mesa e conviver nas janeiras a Maria foram indubitavelmente muito agradáveis, juntamente com o sabermos que somos um só em Movimento. Todos temos funções e todas são importantes, pois só assim teremos continuidade na riqueza que o Padre Caffarel nos deixou.
Sentimo-nos honrados e gratos pela vossa visita e escolha.
Equipa do Setor B da Região Loures e Vale do Tejo
Filomena e Luís Vieira