ANO DA FÉ: VIVÊNCIA E TESTEMUNHO DAS EQUIPAS

CARTA DO CASAL RESPONSÁVEL DA REGIÃO DIRIGIDA AOS CASAIS

ANO DA FÉ: VIVÊNCIA E TESTEMUNHO DAS EQUIPAS

 

Queridos Casais e Conselheiros Espirituais

 

Neste ano do cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, o Santo Padre proclamou o ANO DA FÉ (a decorrer de 11/10/012 a 24/11/013).

 

No nosso Movimento das ENS também festejamos este ano os 110 anos do nascimento e do baptismo do nosso Fundador, o P. Henri Caffarel.

 

E do Encontro Internacional de Brasília veio o interpelante envio para todos os equipistas do mundo inteiro: OUSAR o EVANGELHO – Vai e Faz Tu também o mesmo! Ama e Faz! Convidando-nos a ser também, cada um de nós, os Bons Samaritanos dos nossos tempos, nas nossas famílias, nas nossas equipas e em todos os locais onde interagimos.

 

São pois sinais muito fortes que nos desafiam, quer como cristãos empenhados, quer ainda como casais que aceitámos caminhar com Cristo na construção do nosso AMOR, a empreendermos uma nova etapa do nosso crescimento na Fé, à ousadia do testemunho, que nos levará a ir “além do programado”, das nossa rotinas, “aceitando o inesperado”, as surpresas, as novidades, os convites, que o Senhor nos vai revelando em cada dia.

 

Os equipistas da nossa Região não podem (e não querem), tal como nos anos anteriores, ficar alheados destes abençoados e convergentes desafios que marcam os nossos dias de cristãos, e convidamos todos a viver mais uma vez esta nova aventura, que bem expressará a nossa sintonia com o pulsar da Igreja e a resposta a uma nova evangelização.

 

Por isso aqui estamos de novo a propor mais uma reflexão em equipa,desta vez, sobre as aprendizagens, vivências e experiências que fomos fazendo na nossa caminhada de Fé, e em que medida a exigência das Equipas fortaleceu a nossa Fé, nos tornou mais discípulos de Cristo, nos entusiasmou na prática do Amor aos outros, nos fortaleceu e nos deu confiança para testemunhar no nosso meio que aderir a Cristo é deixar-se amar por Ele; que Cristo está vivo e é capaz de transformar o mundo.

 

Ousemos tornar-nos a boca de Cristo; os olhos de Cristo, as mãos de Cristo, o Amor de Cristo, pois é urgente a Transmissão e proclamação da Fé no seio das famílias, nas nossas comunidades, nos nossos meios sociais.

 

Apenas para ajuda na vossa reflexão sugerimos alguns tópicos, sendo certo que no enquadramento acima proposto, ANO DA FÉ: VIVÊNCIA e TESTEMUNHO DAS EQUIPAS, poderá cada equipa (que é também uma comunidade de fé) fazer a sua abordagem em perspectivas diversas, tal como nos trabalhos dos anos anteriores.

 

1 – A pertença às ENS, através da oração, da entreajuda fraterna e da presença de um sacerdote (CE) enriquece, fortalece e faz crescer a nossa Fé?

 

2- Neste tempo tão carente da presença de Cristo estamos disponíveis para o serviço à Igreja, ao Movimento e aos outros, à partilha generosa (sobretudo neste tempo de pobreza acelerada de muitas famílias)? Que testemunho podemos partilhar?

 

3- Como poderemos ser os evangelizadores e transmissores da Fé, que Cristo, a Igreja e o Santo Padre nos pedem, no seio dos casais e das famílias, na nossa família, tanto nuclear como alargada, junto daqueles que se afastaram da Igreja, ou junto dos que não crêem em Cristo?

 

4- A nossa fé orienta o nosso agir em casal, na família, na comunidade, na profissão, na cidadania?

 

5- Que novas abordagens a empreender? Quais as principais dificuldades?

 

Esta será o nosso contributo para assinalar o Ano da Fé.

 

E no final dos nossos trabalhos de reflexão queremos todos poder dizer como o P. Henri Caffarel: “Cristo tornou-se Alguém para mim”. Pois “a fé não é um projecto, mas encontrar Cristo como pessoa viva”. Bento XVI, no “Ângelus” de 5 de Agosto de 2012

 

Cada Equipa deverá enviar o seu testemunho de reflexão numa ou duas folhas A4, directamente para nós, ou através do Casal Responsável de Sector, até 15 de Fevereiro de 2013.

 

Agradecemos antecipadamente o vosso interesse, o vosso esforço e a vossa colaboração, certos que o Senhor abençoará esse trabalho, que, a exemplo dos anos anteriores, depois compilaremos e distribuiremos em nova brochura.

 

NOTA: Neste tempo de Advento, desejamos para todos um Santo NATAL

 

Saudações no Senhor e um forte abraço de amizade

 

Agostinha e Manuel Carvalho

(CR da Região Cascais Oeiras)

 

14 de Dezembro de 2012

– Nosso endereço electrónico: manuelrcarvalho@sapo.pt ou agostinhafcarvalho@sapo.pt

Equipas de Nossa Senhora