Conceição e António Dória – “Valeu a pena”

“Valeu a pena” *

 

Acabámos de passar o testemunho de Responsáveis Regionais a um novo casal para os próximos 4 anos, e ainda parece que foi ontem que éramos nós que na altura assumíamos a missão da Região Porto 1, a qual, passados uns tempos, e em conjunto com a Região Porto 2, sofreu uma reestruturação e passou a designar-se Região Douro Norte.

 

Quando nos vêm pedir uma missão destas existem logo os naturais receios pela dimensão da mesma, mas passados estes 4 anos queremos deixar um testemunho àqueles que alguma vez venham a ser desafiados: VALEU A PENA.

 

Saímos mais ricos em casal, porque obrigou-nos a ser mais (ainda mais) casal, obrigou-nos a “sentarmo-nos” mais e a exigir mais de nós. Nem sempre foi fácil, nem sempre parecia que haveria o ânimo para tanto, mas na altura certa as coisas lá se compunham, na altura certa aparecia a vontade que por vezes claudicava, a solução que não se vislumbrava, e é por isso que dizemos que VALEU A PENA.

 

Ter a oportunidade de participar nos Colégios (reuniões bianuais de um fim de semana de todos os Regionais com a Supra Região) sempre com um programa cheio, muita matéria para discutir, pensar, programar, etc., fez-nos ao mesmo tempo sentir o pulsar do Movimento a nível nacional e internacional.

 

É nestes Colégios que se tomam decisões muito importantes sobre o nosso Movimento e isso fez-nos sentir uma responsabilidade acrescida que, ao mesmo tempo, nos enchia de uma alegria interior que só lá estando se pode sentir.

 

Ouvir o pulsar do Movimento através do testemunho dos Regionais das diversas partes do País, ver como todos temos problemas comuns, soluções um pouco diferenciadas, mas com um ímpeto interior comum e de uma riqueza inesquecível, faz-nos dizer que VALEU A PENA.

 

A nossa missão na Região foi essencialmente de ligação. Uma forte ligação com o Movimento, para que os Sectores, as equipas e os casais se sentissem mais próximos e ligados ao Movimento através de nós. Procurámos fazer uma ligação de proximidade, participando tanto quanto possível nas atividades dos Setores, tendo no entanto sempre a preocupação de funcionar como elemento agregador da vida do Setor no seu crescimento sustentado.

 

Deixamos a Região com a alegria de sentir que crescemos todos, que ficámos mais unidos, e que muito devemos a todos vós, Casais Equipistas e CE da Região Douro Norte, que tantas lições nos deram de doação ao Movimento.

 

A todos vós o nosso muito obrigado e é por isso que acabamos como começámos: VALEU A PENA.

 

Conceição e António Dória
Casal Responsável cessante da Região Douro Norte

 

* Este artigo foi publicado na Carta das ENS n.º 61, mas numa versão adaptada, dada a sua extensão.

Equipas de Nossa Senhora