A Equipa da Província Sul e Ilhas 2010-2011
Mais uma vez teve enorme significado a responsabilidade das ENS, no Encontro Nacional de Responsáveis de Novembro passado. A responsabilidade nas ENS, parte integrante do nosso movimento, tem características muito próprias, distingue-se das outras responsabilidades que vamos assumindo, não é uma responsabilidade pessoal, é uma responsabilidade em casal perante outros casais, é um apelo a amar mais, é um serviço que o casal presta aos irmãos e é também uma das respostas que nós, casais ENS, podemos dar a esta afirmação de Jesus: “Eu sou a Vida”.
Jesus impele-nos a imitá-Lo, a sermos também Vida, através deste amor maior que é pedido a todos os casais, nas diversas responsabilidades que vão assumindo no nosso Movimento. Sempre com o lema de ajudar os casais, as famílias na sua caminhada para a santidade e para serem mais felizes. Através deste nosso Movimento, somos também convidados a rezar, tal como o nosso Santo Padre Bento XVI: “Senhor, Tu que és a Vida, permanece nos nossos lares de modo a que continuem a ser ninhos… onde se acolha, se ame e se respeite a vida…”(Do livret que nos foi oferecido em Fátima no ENR 2010).
No Nosso Encontro, em Fátima, foi também oportunidade para a passagem de testemunho de novos responsáveis, outra das características desta responsabilidade, que não é renovável, está bem definida no tempo. É o que chamamos a rotatividade e que vai permitir o “refrescamento”, as novas ideias, um novo alento, desafiando outros casais, dando lugar a uma maior partilha do “serviço” por mais casais que se disponibilizam em ser “Vida”, dando um pouco da sua vida pelos outros.
A Província Sul e Ilhas viu a sua equipa ser rejuvenescida com a passagem de testemunho do Casal Responsável da Região Açores, a Gina e o Anselmo Barcelos, da Ilha Terceira, que substituíram a Valentína e o António, da Ilha de S. Miguel, e que passam a fazer parte da Equipa da Província, nestes próximos quatro anos. Têm pela sua frente um grande desafio, face à dispersão do arquipélago, mas o seu entusiasmo e o seu grande amor a Cristo e ao Movimento, farão atenuar as dificuldades desta missão que generosamente abraçaram.
Assim, o que no ano passado chamamos de Bilhete de Identidade da Província Sul e Ilhas, válido para o próximo ano 2010-2011, foi já “actualizado”, conforme quadro abaixo:
As quatro Regiões da PSI também tiveram a passagem de testemunho de alguns dos seus Casais Responsáveis de Sector e ficaram assim compostas.