Ano Jubilar para as Equipas de Nossa Senhora em Angola
As ENS da Região Angola Sul fizeram abertura do jubilar com uma missa realizada no dia 21 de Setembro do ano em curso.
Antes, foi apresentado a todos os Equipistas o programa complementar da vivência do ano jubilar. Os casais Equipistas, num gesto de humildade, apresentaram as suas preocupações relativas à vivência nas equipas. Tratou-se, também da questão da beatificação do Padre Cafarel.
A sessão de abertura foi efectuada pelo casal Angelina Teresa e Silvestre Valente, casal regional, que sublinhou a importância da actividade e desejou boas vindas a todos os presentes.
A abertura do jubileu foi antecedida por uma sessão de formação dirigida aos Casais Tesoureiros dos Sectores e Casais Responsáveis das Equipas, a nível da Região Angola Sul. Esta actividade foi realizada na Capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes, contando com uma participação de cerca de 55 casais, com destaque para os casais dos sectores do Sumbe, Cecília e Lourenço Palanca e Joaquina e Manuel Mesquita; Huambo, Justina e Benjamim Tchio Huambo, Celina e Feliciano Cachipia, Helena e Marcelino Sandivongo; Namibe, Olinda e Jaime Loureiro, Lubango 2, Nanaia e Arlindo Maximino, Namibe 3, Isabel e João Rita, Namibe 4 e casais dos sectores Benguela A e Benguela B.
O tema sobre Economia foi ministrado pelo Casal Mariana e Francisco Chicomba, Tesouraria do Movimento pelo casal Mariana Maria e Simão Canjoão e o tema O Casal Responsável de Equipa pelo casal Delfina e João Manuel.
Devido à rotatividade das funções ao nível do movimento, todos os formandos participaram de todos os temas, permitindo a multiplicação multiforme dos temas, como garante da formação integral do equipista.
O encerramento da actividade decorreu na Trapa – Cavaco, lugar acolhedor para todos aqueles que precisam de apresentar as suas súplicas a Deus. O padre Venâncio Branco, responsável da casa, dirigiu palavras de boas vindas a todos os casais e pediu a Deus para que a cerimónia decorresse da melhor forma possível.
Em seguida, o Casal Regional fez a exposição do tema: Vida e Obra do Padre Henri Cafarel, fundador das equipas de Nossa Senhora. O tema mereceu a atenção dos casais. Mais adiante, pediu aos Equipistas para que cantassem parabéns ao nosso conselheiro regional, por mais uma risonha primavera.
Finalmente, o sacerdote Agostinho Filipe, Conselheiro da Região, presidiu à celebração eucarística, animada pelas equipas Benguela, 5, 6 e 12. Durante a homilia, destacou a importância do jubileu para o equipista, sua vivência e avaliação do trabalho efectuado durante os 25 anos de presença das equipas em Angola, que exige conversão, parar e pensar, voltar às origens, renovar as forças espirituais para cada um poder caminhar em direcção a Deus Pais, pensando nas graças que o Senhor dá ao movimento. Isto exige penetrar no movimento, para pensar naquilo que já está feito, descobrir a forma como foi feito e qual deve ser o contributo de cada um para o melhoramento do movimento e seu crescimento, bem como do melhoramento de cada casal equipista na vida espiritual e material. Não temer das dificuldades que surgem nos lares mas sim ter Cristo em casa como nosso protector.
A confraternização decorreu no período entre as 13 e 14.30m e foi antecedida pelo corte do bolo oferecido ao aniversariante, como gesto de gratidão a Deus e também símbolo de união para com o sacerdote, desejando longa vida e coragem no trabalho com as equipas. E quando eram 15.45m deu-se por encerrada a cerimónia e o Casal Regional desejou bom regresso dos casais à procedência.
Feito na Região Angola Sul aos 09 de outubro de 2014.
O Secretário Regional
Delfina Cecília e João Manuel