Abertura do Ano Pastoral no Setor de São Tomé e Príncipe – Jubileu da Misericórdia

SECTOR DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE

JUBILEU DA MISERICÓRDIA

As ENS em São Tomé e Príncipe tiveram o seu início em 21 de Janeiro de 2007, pelo que vamos em breve festejar o 10º aniversário.

 

Hoje o Sector tem 19 equipas sendo que três delas estão na ilha de Príncipe. Em S. Tomé temos uma equipa em Angolares, uma em Ribeira Afonso, uma outra em Água-Izé, três equipas em Santana, uma em Bombom, sete equipas em Sé Catedral e duas equipas em Neves. Em formação temos 1 equipa em Lurdes e estamos a recuperar uma equipa em Santana.

 

No âmbito do ano da Misericórdia, o Sector de S. Tomé e Príncipe realizou no fim-de-semana de 15 e 16 de Outubro de 2016 o Jubileu das ENS.

 

Sobre o Evangelho

Ninados na parábola do “servo sem compaixão”, extraído do Evangelho (Mt 18, 24-35), iniciámos no sábado com oração e o sacramento da Penitência. Esta acção aconteceu em cada paróquia em que existem as ENS em S. Tomé e Príncipe.

 

No Domingo, às 8h da manhã, reunimos todos os equipistas do Sector na Capela de Bom Despacho, na cidade de S. Tomé. Iniciámos com Laudes e terminámos com a reflexão do tema “VIVER A MISERICÓRDIA NA FAMÍLIA”. Às 9h30 caminhámos em procissão rumo à Sé Catedral para celebração da missa às 10h.

 

A celebração eucarística foi presidida pelo vigário diocesano, Pe. João de Ceita Nazaré, Conselheiro Espiritual das ENS em S. Tomé, cuja Eucaristia foi exclusivamente animada pelos casais equipistas de S. Tomé.

 

Depois da missa, seguiu-se a partilha do almoço, no salão paroquial da Sé.

 

Depois do almoço prosseguiu-se com a passagem de testemunho dos casais. Em primeiro lugar ouviu-se o casal responsável do Sector, a Manuela e o Manuel. Seguiram-se, depois, os testemunhos dos casais Luísa e Pedro Leite, terminando com o casal Cristina e Francisco, da Equipa Sé 4.

 

Após estas actividades, distribuiu-se o programa anual pastoral das ENS em São Tomé e Príncipe a todos os responsáveis das equipas em S. Tomé. Infelizmente, nesta actividade não participou nenhum representante da Região Autónoma do Príncipe, embora tenha sido convidado um elemento da Equipa 2 da referida Ilha.

 

Assim sendo, continuámos as actividades, tendo o encerramento ocorrido às 15h30.

 

Cumpriram-se, portanto, as actividades que tinham sido planificadas a 100% e estamos esperançosos que, no futuro, as equipas irão crescer e surgir outras novas para engrossar o lote previsto de 25 equipas. Estamos a reflectir a caminhada pela segunda vez para Guadalupe, para Trindade pela primeira vez e para Madre Deus.

 

Foram assim as actividades da abertura do Ano Pastoral das ENS em S. Tomé.

 

Sector das Equipas da Nossa Senhora em S. Tomé, aos 20 de Outubro de 2016.

 

O Casal Responsável de Setor,
Manuela e Manuel dos Santos

 

O Secretário,
Jorge Cravid

Equipas de Nossa Senhora