Encontro da Região Sintra e Oeste (Casais de Ligação e Pilotos)
A Região Sintra e Oeste das Equipas de Nossa Senhora realizou o habitual Encontro de Casais de Ligação e Casais Piloto no dia 26 de outubro. O local escolhido para o encontro deste ano foi a Quinta da Comunidade Vida e Paz na Venda do Pinheiro.
O dia começou com uma visita dos casais às instalações da comunidade, acompanhados pela Drª. Rita Rocha, diretora do espaço.
Seguiu-se a celebração da Eucaristia, presidida pelo Padre David Palatino, conselheiro espiritual da Região Sintra e Oeste. Foi uma celebração simples, mas bela, na qual participaram com entusiasmo os casais e os utentes da Comunidade Vida e Paz que se quiseram juntar. Estes recorrem normalmente a boleias de voluntários, para irem à missa, na paróquia da Venda do Pinheiro, mas desta vez não foi necessário.
O almoço também foi original e servido pela comunidade. Fomos convidados a dispersarmo-nos pelo refeitório deixando espaço entre os nossos lugares. Os utentes sentaram-se entre nós e todos pudemos conversar com quem tinha ficado junto de nós. Foram partilhadas histórias de vida e testemunhos. Foi um momento muito rico, mas também uma verdadeira chamada à realidade. Quando nos queixamos de coisas pequenas, devíamos sempre lembrar-nos das vidas destas pessoas. Por respeito, não as vamos expor aqui. Se têm muita curiosidade, juntem-se a nós na próxima vez.
Depois do almoço tivemos o momento formativo do dia. Ouvimos as palavras que a Lina Reis e o Alexandre Ferreira, Casal Responsável da Região, nos dirigiram e pudemos depois escutar a Ana e o Hélder Mariano da Parede 19 sobre os desafios à arte de acompanhar famílias. A palestra, por ter sido muito interessante e oportuna, foi muito participada pelos casais que faziam perguntas e davam testemunhos em complemento à exposição que o casal Mariano fazia.
Seguiram-se as equipas mistas, momento forte de qualquer encontro de casais. As questões debatidas giraram em volta das preocupações sobre a comunicação entre Casais de Ligação, Casais Responsáveis de Equipa, e restante equipa ligada. Esta comunicação de ligação é muito valiosa, mas por vezes difícil de conseguir. Saímos todos mais ricos e mais motivados para o papel dos Casais de Ligação.
Por fim, foi o momento do fórum, onde foram expostas as preocupações e desafios que os casais entendiam ser mais relevantes. Não terminamos sem incentivar todos os casais a participar na Peregrinação Jubilar que se realiza a 15 e 16 de novembro.
Partimos de coração cheio.
Élia Bordonhos e Adérito Martins (Algueirão 5)
Casal RECIP da Região Sintra e Oeste
