São Tomé e Príncipe – Visita do CR da Província África

Quem já esteve ao serviço das ENS, em qualquer tipo de missão, sabe como são intensos e frutuosos os dias passados com os irmãos equipistas de outras paragens. No caso dos países africanos que integram a Supra-Região Portugal, isso é ainda mais forte, pela distância, pela intermitência do contacto pessoal e pelas incidências que uma viagem de duração mais extensa sempre trazem.

 

No final da Quaresma deste ano de 2025, o Casal Provincial África, Dulce e Pedro Correia, deslocou-se a São Tomé e Príncipe e relatam, na primeira pessoa, a experiência dos dias aí passados:

 

Nesta missão a São Tomé e Príncipe, vivemos dias intensos com momentos de partilha, descoberta e muita entrega às Equipas de Nossa Senhora. Logo no primeiro dia, partimos para o Ilhéu das Rolas, com alguns imprevistos no transporte, mas que serviu para nos unirmos mais como grupo. No domingo, participámos na missa do Domingo de Ramos em Sant’Ana, uma celebração vibrante, cheia de fé, alegria e emoção, local este muito especial para nós que já somos avós.

 

Nos dias seguintes, realizámos formações, encontros e partilhas com casais e responsáveis locais. Estivemos com o Sr. Bispo D. João Nazaré, figura chave no crescimento das ENS em S. Tomé. Sentimos o empenho, mas também os desafios locais, tais como o êxodo de inúmeros casais para Portugal. A entrevista na Rádio Jubilar e as formações na Sé foram momentos importantes de interacção e de divulgação do nosso querido movimento.

 

Na ida ao Príncipe, apesar da viagem desafiante, fomos recebidos calorosamente. Aqui, demos formação ao Padre Ângelo e aos casais locais, onde destacamos com alegria a cedência da Capela da Sagrada Família como sede das ENS em Príncipe. Finalizámos a nossa presença com a cerimónia de passagem de testemunho do Casal Responsável do Pré-Sector Príncipe.

 

No regresso, trazemos no coração a hospitalidade, a fé e a alegria deste povo maravilhoso. Agradecemos ao Casal Regional Bernardina e Garcia pela sua incansável dedicação e pedimos a Deus que esta missão continue a dar frutos em abundância. Saímos com a certeza de que valeu mesmo a pena, e com o coração cheio de gratidão.

 

Estamos juntos, com ELE no meio de nós!

Dulce e Pedro

Equipas de Nossa Senhora