Vigília do Advento – Setor Açores Oriental

 

No Centro Missionário do Coração de Jesus dos padres Dehonianos, na cidade de Ponta Delgada, realizou-se no passado dia 30 de Novembro a “Vigília do Advento” do Plano de Atividades 2013/2014.

 

Os elementos do Sector Açores Oriental das Equipas de Nossa Senhora compareceram na sua quase totalidade, acompanhados por alguns familiares.

 

Pelas 20:00 horas, deu-se início à Vigília, começando o Senhor Padre Fernando Teixeira, Conselheiro Espiritual do Sector, por saudar todos os presentes com as seguintes palavras: “Queridos equipistas, hoje aqui estamos para juntos fazermos uma pequena pausa nas nossas vidas atribuladas, fazendo pequenos momentos de oração, de silêncio e de partilha das nossas reflexões em Equipa.

 

Vamos começar a preparar o Natal, a chegada do Deus que se fez Menino e veio habitar entre nós, trazendo-nos a esperança de um mundo novo.

 

Nesta Vigília gostaríamos de vos deixar uma mensagem que a nós muito tocou: “Jesus é o Sol, Maria é a aurora que prenuncia o seu surgimento”.

 

Ao som do cântico “Senhor Tu és a Luz que ilumina a terra inteira”, dava entrada em cortejo processional, um grupo de crianças, com idades compreendidas entre os dois e os dez anos de idade, (filhos e netos de equipistas), trazendo cada um em suas mãozinhas uma pequena vela acesa, subindo lentamente pelo corredor central, numa atitude tão concentrada e terna, que a todos encantou. Pararam na frente do altar onde se encontrava um lindíssimo e artístico Presépio com figuras de grandes dimensões.

 

O Sacerdote avançou até às crianças trazendo a Custódia com o Santíssimo Sacramento, que entregou ao jovem mais velho do grupo e este, com toda a solenidade avançou até junto do altar e entregou-a ao Casal Responsáveis do Sector que, por sua vez a colocou sobre o Altar. Todos os presentes se ajoelharam fazendo uns momentos de silêncio em que cada um, no seu íntimo falava com o Senhor.

 

As criancinhas, sentadas no chão junto do Presépio, emolduravam o mesmo num quadro de extrema candura, que a todos sensibilizou.

 

Seguiu-se a leitura de Vésperas – Salmo 121 – rezando todos a Antífona – Ave-maria…

 

A ala esquerda da Capela alternou com a direita as leituras do Salmo, encerrando com o cântico da “ Ave-maria”, acompanhado pela tu maviosa do barítono, (António Paquete) que também tocava o órgão, dando a este momento uma profunda solenidade.

 

Seguiu-se a recitação feita por todos os presentes, da oração do “ Magnificat”.

 

O Casal Responsável do Sector leu a passagem do Evangelho de S. Lucas, capítulo 1, versículos 39 – 45. Terminada a qual se procedeu a um novo momento de silêncio, para interiorização da mensagem que havia já sido entregue, para ser devidamente refletida por todas as Equipas.

 

Chegou o momento de apresentação das reflexões feitas por cada Equipa que ao respetivo chamado os Responsáveis das mesmas, de pé, e mesmo do seu lugar liam em vós alta, as reflexões. Alguns fizeram-no com a participação de todos os elementos da Equipa, apresentando assim o fruto das suas maravilhosas reflexões, inspiradas neste texto sobre a “Visita de Maria a sua prima Isabel”. Foram trabalhos sublimes, duma enorme riqueza, realçando um ou outro aspeto da mensagem mas, duma maneira geral, centrando-se na prontidão de Maria que “à pressa” se pôs a caminho para visitar sua prima Isabel dando-nos o exemplo de quanto devemos ser sensíveis e estar atentos aos chamados que Deus coloca no íntimo de cada um, para estarmos atentos aos outros.

 

A última Equipa a apresentar a sua reflexão foi a PD 21, que nos trouxe um diaporama que haviam escolhido para partilhar com todos, pelo facto de este novo ano ser dedicado à “Comunicação Social no seu contributo para uma Nova Evangelização”, entendeu ser esta a forma mais adequada de refletir o tema. Foi bem conseguido pois as frases, os slides e as músicas no seu conjunto levaram-nos a atualizar e a melhor compreender a mensagem, que temos de pôr em prática na nossa vida diária: visitando e apoiando os que estão sós, os doentes, os hospitalizados, os marginalizados e tudo fazendo com alegria, pois o amor de Deus tem de ser transmitido com o sentimento de quem O tem em si e, O quer partilhar com todos.

 

O Sacerdote fez uma pequena referência elogiosa à riqueza da partilha das reflexões de cada Equipa e disse que, para terminar a Custódia com o Santíssimo, passaria de mão em mão, para que cada um tivesse o seu momento de intimidade com Deus.

 

Assim aconteceu, num silêncio profundo e extremamente eloquente, sinal da presença do Senhor no meio de nós. Quando a Custódia voltou às mãos do Sacerdote, este deu a bênção, a todos os participantes desta Vigília, terminando com o cântico de louvor ao Santíssimo Sacramento.

 

Foi uma Vigília maravilhosa, participada, rica em reflexões, que nos levou a fazer uma melhor preparação vivencial do Natal de Jesus.

 

Casal Amorim PD-10

Equipas de Nossa Senhora