Temas de Estudo das ENS para 2019/2020

O Tema de Estudo preparado e disponibilizado pela ERI para o ano 2019/20, tem como título “Casal Santo: Alegria da Igreja, Testemunho para o Mundo” e será distribuído já no próximo mês, em setembro.  Tem como objetivo “promover sempre mais o desejo de santidade, uma santidade encarnada na vida – no nosso quotidiano – de todos os casais das Equipas de Nossa Senhora.(…) Este Tema de Estudo está ligado às orientações do Movimento para o período 2018-2024, que nos encoraja a sair em missão, procurando concretizar a nossa condição de discípulos missionários de Jesus Cristo.”

 

Para além deste, a Supra-Região Portugal disponibiliza, excecionalmente, para o ano 2019/2020 mais dois Temas de Estudo especificamente pensados para, respetivamente, Equipas mais novas e as Equipas mais antigas, que serão enviados apenas às Equipas que os venham a solicitar no decurso das próximas semanas. Os pedidos por parte destas Equipas devem ser enviados, com a brevidade possível, para o Secretariado (ens@ens.pt).

 

 

E Os Dois Serão Uma Só Carne

Cada nova Equipa de Nossa Senhora é um templo onde os casais que a constituem têm a oportunidade de encetar uma caminhada de descoberta de Deus, de conhecimento de si próprios, e de entreajuda. É este o Carisma das ENS, caminhar com Cristo, pessoalmente e em casal, viver no dia a dia o sacramento do matrimónio e dar fruto. Como diz o Papa Francisco na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, “De igual modo, há muitos casais santos, onde cada cônjuge foi um instrumento para a santificação do outro. Viver e trabalhar com outros é, sem dúvida, um caminho de crescimento espiritual.”.
Depois de cumprido o ano de Pilotagem e da participação no Encontro de Equipas Novas, põe-se frequentemente a questão: e agora, com que tema começamos? Este documento é mais um instrumento de trabalho disponibilizado para lhe dar resposta.

 

 

Para Ir Mais Longe
O aprofundamento das Equipas Antigas, que tenham pelo menos 20 anos de existência, já se apresentava ao Padre Caffarel, que questionava o que fazer para reanimar os casais que tendiam a perder o ardor que alimenta o caminho para a santidade.

O tema proposto “Para ir mais longe” quer ser para as Equipas que já prosseguem a sua caminhada em conjunto há mais anos um convite a um novo elã e a um novo sopro, a fim de redinamizar o seu compromisso num Movimento centrado na espiritualidade conjugal, no coração de um mundo em rápida e perturbadora transformação.

O primeiro tema foi preparado pela Supra-Região Portugal tomando como base o livro “E Os Dois Serão Uma Só Carne” escrito a partir de textos do saudoso Padre Ricardo Neves, para sessões de preparação para o matrimónio. O segundo tema, por sua vez, foi preparado pela Equipa Responsável Internacional 2012-2018.

Equipas de Nossa Senhora