Resumo do Encontro das ENS de Lisboa – 14 MAIO 2011

Na Sessão de Abertura do Encontro 2011 das Equipas de Nossa Senhora de Lisboa, realizado no Colégio das Irmãs de S. Vicente de Paulo, o Pe Nuno Brás, Responsável na Diocese de Lisboa pela Comunicação Social, apresentou o esforço que vem sendo feito no Patriarcado de Lisboa na melhoria da comunicação, integrada no Programa da Nova Evangelização, depois do Casal Sousa Soares (Graça e Francisco), Responsável da Região Lisboa 2 das ENS, ter dado as boas vindas e evocando a visita do Papa Bento XVI a Portugal, e em particular as palavras ao mundo da cultura no CCB, nomeadamente a importância do “diálogo sem ambiguidades e respeitoso das partes” e a importância da comunicação permanente na verdade.

 

Os 2 Oradores do 1º Painel, falaram dos “desafios da Comunicação na Igreja no passado e no presente”:

 

– O Pe Vítor Feytor Pinto, que na Paróquia do Campo Grande desenvolve uma importante Acção Social, com 39 grupos de trabalho envolvidos, fez uma intervenção sob as várias perspectivas da comunicação (desde a antropológica à pastoral, passando pela teológica e pala familiar, enfatizando que o testemunho cristão é em certa medida uma forma de comunicação.

 

– O João Luís César das Neves, Prof. Catedrático da Universidade Católica, que semanalmente nos deixa na comunicação social reflexões sobre temas da actualidade económica, com verdade, constatou que a dificuldade está na “transmissão da mensagem” e não tanto na comunicação, e que “andamos todos à procura”, por isso é necessário “alguém que aponte” para o “Encontro”.

 

São também palavras sábias de Sua Santidade na Encíclica “Caritas in Veritate” reproduzidas no Programa, como objectivos deste Encontro:

 

“Dada a importância fundamental que os meios de comunicação social têm no modo de ler e de conhecer a realidade, torna-se necessário fazer uma reflexão atenta sobre a sua influência, principalmente na dimensão ético-cultural da globalização e do desenvolvimento solidário dos povos”.

 

O 2º Painel dedicado aos segredos de casos de sucesso na Comunicação Social, foi moderado pelo Jornalista Francisco Azevedo e Silva. Francisco Sarsfield Cabral, explicou como foi possível a Renascença chegar aos 75 anos de vida, sempre centrada na promoção da dignidade das pessoas, e colocada ao serviço da verdade.

 

Depois da Renascença, foi apresentado outro caso de sucesso de quase 40 anos: “O jornal Expresso” – pelo Henrique Monteiro, actual responsável pelas novas plataformas da Impresa, ele que tem tido como especial preocupação da sua intervenção na Comunicação Social a verdade, incentivando o diálogo entre a fé e a razão, agora com novas perspectivas tecnológicas.

 

No fim do 2º Painel tivemos um Blog: “o Povo”, que em 2011 faz 10 anos, apresentado pelo seu dinamizador Pedro Aguiar Pinto, que diariamente nos apresenta o que de melhor é publicado na nossa Imprensa, e com a selecção de Frases do dia notáveis, como esta de João Paulo II: “É necessário que o heróico se torne quotidiano e o quotidiano heróico”.

 

O Painel constatou com muita satisfação, que no momento da beatificação de João Paulo II, a Santa Sé inicia uma nova fronteira comunicativa na Internet, com a emissão em “streaming”, que vai permitir aos sites transmitir ao vivo os eventos do Papa, e em 9 idiomas.

 

O 3º Painel (moderado pelo Casal Ana e Fernando Neves) foi dedicado à importância das ligações nas Equipas de Nossa Senhora, com as intervenções dos Casais Mira Delgado (Graça e Bernardo) e Varela (Ana e Vasco), que nos recordaram que os homens também se “deixam cativar” e como é importante “ir regando as rosas”, recordando “O Principezinho”. Seguidamente realizaram-se reuniões de Equipas Mistas, que permitiram entrar no funcionamento do Movimento das ENS. O Encontro terminou com a Missa celebrada pelo Pe Nuno Brás, Conselheiro Espiritual da Equipa da Região Lisboa 2.

Equipas de Nossa Senhora