Encontro Nacional das Equipas de Nossa Senhora 2023
Neste Encontro Nacional refletimos, com o apoio de seis oradores, sobre como o exemplo de Maria nos impele e motiva a escutar, a guardar e a viver. Escutar o outro, a Igreja e o Mundo que nos rodeia; Guardar os tesouros que Deus nos deu, a vida, a saúde; Viver, sabendo que o Homem é um ser social e que ninguém se salva sozinho. Na passagem de testemunho vivemos a alegria do rejuvenescimento das equipas de serviço, sinal da vitalidade do Movimento. Tivemos também a oportunidade de, aos pés de Maria, viver momentos de oração e de diálogo conjugal.
Acompanhe aqui, passo a passo, o desenrolar do Encontro Nacional 2023 – “… a exemplo de Maria”
O primeiro dia do Encontro Nacional 2023 arrancou com a Celebração de Abertura, dinamizada pela Região Lisboa 2, alusiva à tradição fadista, de mãos dadas com a Oração Mariana.
Logo de seguida, o auditório do Centro Paulo VI ergueu-se a uma só voz para, por ocasião da Oração da Manhã (dinamizada pela Região Centro Interior), dar graças a Deus e invocá-Lo, por intercessão de Nossa Senhora, pedindo-Lhe que ilumine e proteja a Igreja e todas as famílias do mundo. Os equipistas rezaram ainda, de modo especial, um Pai Nosso “em Supra-Região”, “colocando a mão direita no ombro direito de quem está ao nosso lado, o nosso companheiro de missão”!
Depois da Apresentação do Encontro, pelo casal responsável da Supra-Região, a Margarida e o José Alberto Machado da Silva, decorreu o primeiro painel subordinado ao tema “Escutemos… a exemplo de Maria”. O Padre Tony Neves sublinhando, no seu testemunho missionário, o “bem querer e bem fazer”, como Nossa Senhora “apressadamente” o realizou há dois mil anos e realiza hoje nas nossas vidas. A Equipa Carcavelos 3, por sua vez, partilhou com os equipistas reunidos no Centro Paulo VI a experiência de sinodalidade, de escuta ativa, que essa equipa encetou na preparação para o Sínodo e na busca de pistas de orientação para a vida na Igreja, em comunidade e em família.
A tarde de sábado iniciou-se com a dinâmica-convite, num palco do Centro Paulo VI preparado para o efeito, a que cada casal partisse de mãos dadas para o dever de se sentar, com pistas de diálogo e de partilha, em casal, neste período de Advento que agora se inicia.
De seguida, depois de um ensaio bem disposto de um “hino” lusitano de olhos postos no Encontro Internacional de 2024, em Turim, avançou o programa do Encontro Nacional 2023 para o segundo painel – “Guardemos… a exemplo de Maria”. A Isabel e o Paulo Amaral interpelaram o auditório com a problemática, complexa mas tão atual, dos desafios e os limites da bio-ética. De igual modo, Isabel Galriça Neto, a partir da sua experiência, também, de profissional de cuidados paliativo, partilhou com os equipistas reunidos no Encontro Nacional a “celebração da vida”, a esperança e a compaixão, mesmo ou sobretudo quando o ser humano se confronta com o sofrimento e a reta final da sua vida.
A reta final da tarde de sábado do Encontro Nacional no Centro Paulo VI fica marcada pela cerimónia da passagem de testemunho das responsabilidades e do serviço no Movimento das ENS na Supra-Região Portugal. Assim, a Margarida e o José Alberto Machado da Silva passam o testemunho de casal responsável da Supra-Região à Fátima e ao António Carioca, bem como o Padre Nuno Coelho sucede ao Padre Nuno Rocha como conselheiro espiritual da Supra-Região Portugal. Outras responsabilidades no Movimento conhecem agora novos rostos prontos para o serviço e para colaborar na expansão e animação das ENS na nossa Supra-Região: novos casais responsáveis do Secretariado, da Comunicação, Tesoureiro, da Província Centro, da Região Douro Norte, da Região Lisboa 1, da Região Setúbal e da Região Alentejo-Algarve. Com o novo lema do mandato do novo casal suprarregional – “Ele está no meio de nós!” – nos nossos corações, a bênção aos casais agora empossados e o Ecce Fiat em uníssono completaram esta emocionante passagem de testemunho no nosso Movimento.
À noite, aos pés de Nossa Senhora, num recinto do Santuário onde o frio noturno não desmobilizou o grande grupo de equipistas em torno do estandarte das ENS, decorreu o terço na Capelinha e a habitual, mas sempre única, Procissão das Velas. Cada casal foi ainda, no final deste dia intenso, convidado a rezar com o Papa Francisco sobre o “sonho de Deus”, em confiança e em esperança.
O segundo dia do Encontro Nacional, arrancou com a Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Manuel Clemente e pautada, claro, pelo início do Advento.
Já no Centro Paulo VI, o terceiro Painel – “Vivamos… a exemplo de Maria” – contou com a comunicação de Xosé Manuel Dominguez Prieto, sobre a “Arte do Acompanhamento”, e a preleção do Cardeal D. Manuel Clemente, sobre o exemplo de Maria nas nossas vidas cristãs, segundo o eixo de quatro verbos de moldam e revolucionam a vida: acolher, anunciar, aprender e acompanhar.
Por fim, o casal responsável da Supra-Região, Fátima e António Carioca, apresentaram neste Encontro Nacional o Programa 2023-2028 da Supra-Região Portugal, precedendo o Envio e a Benção Final pelo Padre Nuno Coelho, conselheiro espiritual da Supra-Região.
… a exemplo de Maria
Encontro Nacional das Equipas de Nossa Senhora
Centro Paulo VI, Fátima, 2 e 3 de dezembro de 2023