Festa de Natal de 2015

Realizou-se no dia 6 de dezembro de 2015 a Eucaristia e o Convívio de Natal das ENS Madeira. A nossa festa teve lugar na Igreja Paroquial de Santo António, uma freguesia das zonas altas do Funchal, e contou com a presença de muitos equipistas. Na procissão de entrada a equipa de Região e o casal do Secretariado, cada uma com uma figura, construíram um presépio à frente do altar na lapinha já preparada, enquanto era cantado um cântico de Advento; esta dinâmica transmitiu muito bem o sentido deste tempo de preparação para a vinda de Jesus: uma a uma todas as figuras foram colocadas no seu lugar, ficou construído o presépio e o menino nasceu.

 

Toda a Eucaristia foi muito vivida e participada por equipistas de toda a Região, tendo sido bem animada por um coro de equipistas acompanhado ao órgão. Não faltaram as romarias e os cânticos de Natal, nomeadamente, o tão tradicional Virgem do Parto. A Eucaristia foi presidida pelo Conselheiro da Região, Pe. Manuel Ramos, e concelebrada por cinco conselheiros espirituais de equipas dos vários setores.

 

Após a proclamação do Evangelho, o novo CR da Equipa de Coordenação de Informação e Pilotagem, Dalila e Zé Caíres, assumiu solenemente o seu compromisso para com o movimento e a Igreja neste novo serviço.

 

A Ação de Graças, dinamizada pelas EJNS, foi mais um profundo momento de agradecimento e louvor. Após a Eucaristia, decorreu, no adro da Igreja, o convívio entre todos os presentes, onde não faltaram o cacau e as sandes de vinho-e-alhos, tão característicos do Natal madeirense.

 

Não podemos deixar de citar a mensagem entregue a todos os casais no fim da missa: “Que neste Natal e em todos os dias da nossa vida possamos ter Jesus como nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência”.

 

* Este artigo foi publicado na Carta das ENS n.º 59, mas só com uma fotografia.

Equipas de Nossa Senhora