A PROVÍNCIA SUL E ILHAS

O crescimento de mais equipas originou a criação de novas estruturas, dando lugar a mais regiões, tornando-se, assim, necessário criar mais Províncias para se fazer um melhor acolhimento e uma melhor ligação às equipas.

Foi então decidido pela Supra-Região que se criassem mais duas Províncias em 2008.

 

Assim, a “ex-Província Sul” “multiplica-se” nascendo as Província Sul e Ilhas e a Província Lisboa. Desta “multiplicação”, “saíram” da “ex”-Província Sul, 4 Regiões, que deram lugar à Província Sul e Ilhas.

 

E as quatro Regiões que a compõem, são as seguintes:

  •  Açores
  •  Madeira
  •  Algarve
  •  Tejo Sul

 

É uma província caracterizada naturalmente por alguma heterogeneidade, que decorre quer da grande dispersão geográfica, fruto das respectivas localizações, quer também das especificidades de cada região.

 

Estamos no segundo ano de vida desta “nossa” província e face ao objectivo que privilegiamos para este primeiro ano, (o reforço da ligação) aliás, objectivo que nos acompanhará em todo o tempo do nosso serviço, retiramos do nosso 1.º Relatório de Província, para partilhar: “Sentimos que a ligação foi conseguida neste 1.º ano da Província, que se iniciou logo em Outubro com a nossa visita à Região Açores, acompanhando o casal supra regional.

 

Foi um primeiro contacto com uma das Regiões da Província, constituindo uma excelente oportunidade para conhecermos alguns casais das equipas nas duas principais ilhas açorianas e as únicas onde existem equipas: Em S. Miguel e Terceira. Beneficiamos de um acolhimento carinhoso, de que destacamos os dois casais que nos acolheram nas suas casas. Foram momentos de forte ligação neste primeiro contacto com os casais equipistas de uma das Regiões da “nossa” Província.

 

A ligação foi de facto uma realidade bem vivida em vários momentos, nomeadamente nas várias Reuniões de Província realizadas, nas regiões. Proporcionou-se também um Encontro de equipistas em Évora (Região Tejo-Sul), por ocasião de uma das Reuniões da Supra Região, feita na Região Sul-Tejo.

 

Igualmente na Madeira, na visita à Região, onde se fez uma Reunião de Província na ilha e se participou na Reunião de Região, foi também oportunidade para encontro de equipistas numa Eucaristia Regional, em que se celebraram bodas matrimoniais, eucaristia presidida pelo Sr. Bispo do Funchal D. António Carrilho”.

 

A seguir mostramos o que chamamos de Bilhete de Identidade da Província Sul e Ilhas, válido para o próximo ano 2009-2010, bem como a composição das suas 4 Regiões por Sectores.

 

As 4 Regiões da Província Sul e Ilhas têm a seguinte composição:

 

Equipas de Nossa Senhora